Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

Os vidros na Casa Cor São Paulo 2016 estão como protagonistas de diversos ambientes, se você ainda não foi à mostra (que encerra no dia 10 de Julho) vai poder ver aqui alguns dos ambientes e o que esperar como tendência em vidro. Se você foi na Casa Cor e não prestou muita atenção nos vidro, está a chance de saber mais sobre o assunto!

Vidros na Casa Cor 2016:

Esse ano são 70 ambientes e por isso não vou falar sobre todos eles, selecionei os que mais se destacaram no uso de vidros e espelho, e os que ilustram as tendências!

“Gabinete de Criação” por Patrícia Anastassiadis:

Esse ambiente deixa bem clara a tendência de painéis em espelho com divisões e lapidação reta com “junta seca”. Aqui o painel em espelho cristal (prata) tem 4mm de espessura e sua divisão foi feita em recortes quadrados simétricos.

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

Amei essas mesinhas assimétricas em vidro extra clear. Não é efeito da foto elas “tortinhas” mesmo!

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

Dica importante:

Em painéis assim é muito importante que a base onde o espelho será instalado (geralmente parede) esteja com a superfície bem lisa para evitar distorções na imagem. Distorções desvalorizam o reflexo e podem ter um efeito negativo na decoração.

“Tributo aos 30” por Roberto Migotto:

O ambiente do Roberto Migotto, que faz tributo aos 30 anos de casa cor, fez muito sucesso nas redes sociais pela beleza, leveza e excelente escolha de móveis e decoração, como os quadros que chamaram muita atenção de quem passou pela mostra!

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

Adorei a cristaleira em espelho desse ambiente! Achei ousada e o resultado ficou lindo, o bom aproveitamento do espaço com um objeto de destaque me impressionou.

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

A cristaleira foi feita com espelho bronze de 4mm nas molduras, laterais e fundo. O espelho foi colado em uma marcenaria para poder ter uma boa fixação sem furos ou parafusos aparentes. As prateleiras são em vidro incolor temperado de 6mm.

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

Quem executou esse projeto em vidro e espelho foi a Vidroart de São Paulo.

“Loft do Campo” por Paola Ribeiro:

As molduras metálicas na cor preta com vidro incolor são tendência para projetos de interior, em divisórias e portas para ambientes internos e externos.

Vidros da Casa Cor São Paulo 2016

O uso do espelho no lugar do vidro incolor, trouxe amplitude ao espaço ao mesmo tempo que traz privacidade ao chuveiro e ao vaso sanitário.

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

E para dar acabamento, o fundo do espelho foi pintado de preto combinando com a moldura metálica, com o piso do chuveiro  e com o ambiente!

Dica importante:

É importante dizer que para pintar o fundo do espelho é necessário utilizar uma tinta à base de água que não contenha solvente, se não o espelho vai oxidar (manchar) em pouco tempo! Não há uma tinta específica para esse tipo de solução, porém encontrei algumas tintas à base de água no site da Coral, e também da Sherwin-Williams.

“Estúdio Jabuticaba” por Nildo José:

O estúdio contrapõe os tons claros dos móveis e paredes do ambiente de convivência, com o retângulo escuro e com acabamento em cor de concreto do banheiro.

Vidros da Casa Cor São Paulo 2016

O vidro aqui foi utilizado como barreira física para o vaso sanitário, trazendo um pouco de privacidade ao espaço. Gostei bastante da releitura de onde estaria o espelho, achei ousado e muito criativo!

Vidros da Casa Cor São Paulo 2016

 

“Pavilhão da recepção” por Otto Felix:

Vidros da Casa Cor São Paulo 2016

Os vidros trazem abrigo do vento (quem esteve lá durante o “friozinho” de São Paulo sabe que ajudou a melhorar a temperatura), e contrapõem em relação à estrutura de madeira com o fundo preto. O vidro permitiu uma excelente iluminação natural para o ambiente sem interferir na linguagem do projeto.

“Casa conceito” por Joia Bergamo:

Na casa conceito, vi uma tendência que veio e vai ficar por um tempo: A TV embutida no espelho! Acho muito boa a idéia de ter um painel de espelho que esconde a TV quando não queremos usá-la. Aqui a técnica foi utilizada no banheiro, um jeito diferente mas bem legal também.

Como isso é feito? O espelho na realidade é um vidro refletivo geralmente utilizado em fachadas e coberturas, por isso ele tem esse tom mais acinzentado. A TV fica atrás dele e é fixada bem rente ao vidro, com suporte regulável para TV (que encontramos em lojas especializadas em cabos e acessórios para TV), e quanto mais rente, melhor o resultado.

vidros na Casa Cor São Paulo 2016

Na solução do ambiente a arquiteta fez um painel em madeira que abriga a TV, dá a profundidade necessária e acabamento ao conjunto. Abaixo uma vista lateral desse painel.

vidros na Casa Cor São Paulo 2016

Dica importante:

A parte de dentro do painel e o fundo atrás da TV tem que ser pintados na cor preta, para garantir que nada além da imagem da TV apareça. Porque se houver algum contraste de cor clara pode acabar aparecendo e comprometendo o resultado.

“Living e jardim de inverno” por Dado Castello Branco:

Que ambiente mais aconchegante! Adorei a idéia do jardim do jardim de inverno ser um volume que invade o jardim e não um jardim dentro do ambiente como geralmente vemos.

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

As laterais tem esquadria na cor preta (super tendência) com portas de correr que dão saída para o jardim. No fundo uma grande parede de vidro fixo com fixação na cor preta também.

A proposta de contraste entre as cores claras do ambiente com as esquadrias pretas (preto fosco) vêm aparecendo cada vez mais nos projetos e por isso garanto que essa tendência já pegou e vai durar um bom tempo! Lindo contraste, não?

“Terraço Gourmet” por Joana Requião:

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

O Terraço conta com uma grande lareira em frente à um grande painel em vidro temperado incolor que permite a visão para o jardim.

Dica importante:

Em frente ao fogo, um vidro especial resistente à altas temperaturas (já expliquei detalhes sobre ele aqui). É importante ressaltar que não é qualquer vidro temperado que deve ser aplicado dessa forma, há um vidro desenvolvido especialmente para essa finalidade, ok?

“Living da Praia” por David Bastos:

O Living da praia com certeza surpreendeu trazendo a areia para dentro do ambiente, nada mais praiano do que areia certo? Mas e o desafio de deixar os pés sem areia? O arquiteto resolveu de forma simples e fácil, utilizando um grande tapete rústico e grosso que evita que a areia atravesse o tecido, e na passagem ele utilizou um tapete de vidro!

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

O tapete de vidro permite a visão sem interferência no conceito e permite que os usuários do espaço transitem sem sujar os sapatos! Muito boa idéia.

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

Dica:

Para vidros com maior espessura, é possível utilizar o extra clear que vita que a borda do vidro apresente aquele tom esverdeado.

“Sala de almoço” do Studio GPPA:

A sala de almoço ganhou um painel em espelho muito charmoso!

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

O grande painel redondo de madeira tem um espelho cristal bisotado que complementam perfeitamente um ao outro e enriquecem o ambiente trazendo amplitude!

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

 

“Suíte do Casal” por Catarina e Renata Hermanny:

O ambiente se destaca por trazer uma das recentes tendências para projetos residenciais, armários e closets com portas em vidro que permitem enxergar o que está dentro!

Não importa a cor do vidro, o armário translúcido veio para ficar um bom tempo. O caixilho ou esquadria também pode ter diversos acabamentos, mas a cor da vez é o preto fosco!

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

O espelho do banheiro recebeu uma moldura branca com maior profundidade, que dá um lindo acabamento no espelho que aqui tem lapidação normal.

Vidros na Casa Cor São Paulo 2016

 

“Living dos amigos” por Alexandra Tobler:

A arquiteta teve uma excelente idéia na hora de compor a decoração com quadros no espaço, para equilibrar ela utilizou molduras com vidro incolor sem imagem alguma!

casa cor são paulo 2016

Uma visão mais completa dos quadros e da harmonia que eles têm entre si!

casa cor são paulo 2016

Fiquei imaginando outras possibilidades com vidros coloridos…. vidro verde… vidro fumê….

“Terraço” por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli:

O destaque em vidro do espaço é a cobertura em vidro de proteção solar, que reduz a passagem de calor. Apesar do pé-direito não ser muito alto o clima do terraço se mantém agradável por todo o ano!

O ripado em madeira também auxilia na redução da luminosidade natural, já que o espaço pede uma iluminação mais amena e intimista.

casa cor são paulo 2016

Gostei dos pufes baixos e logo imaginei a possibilidade de fazer os pés em vidro! Sim, é possível!! Mas o peso da estrutura seria um problema, os pufes teriam que ficar fixos no lugar! rsss

casa cor são paulo 2016

“Casa da Sissi” por Brunete Fracarolli:

Esse memorial que tomou conta das redes sociais, merece todo destaque e repercussão! Uma casinha toda em vidro incolor, com um átrio em vidro que ilumina naturalmente a escada, uma piscina com guarda-corpo em vidro e toda a decoração em tamanho reduzido, merece muita atenção.

casa cor são paulo 2016

Vocês não imaginam como deve ter sido difícil a execução dessa obra que foi uma homenagem à cadelinha Sissi, que agora é uma estrelinha no céu!

 

“Sala dos Amigos” por Denise Barretto:

Adoreiiiii essa adega da Denise Barretto, com portas em esquadria de pouca espessura a adega pode ser aberta de qualquer um dos lados.

A esquadria traz uma excelente vedação, evitando a troca de temperatura. Para completar o vidro é insulado (duplo) com gás no interior, que evita também a troca de temperatura e torna essa solução completa!

casa cor são paulo 2016

Se quiser saber mais sobre adegas de vidro, tem um post só disso aqui!

E se quiser saber o que é o vidro insulado, acesse aqui!

 

“Estúdio de Criação” por Ester Giobbi:

A mesa, feita com peças de espelho recortadas e coladas uma sobre a outra tem um efeito diferente e muito bonito. A técnica apesar de fácil deve ter sido bastante trabalhosa, mas o resultado é único e cheio de charme!

A mesa também pode ser feita em diversas cores de espelhos, o que permite muitos acabamentos diferentes!

casa cor são paulo 2016

 

 

“Banheiro Unissex 01” por Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge:

Achei muito interessante descolar a bancada da parede, e utilizar o espaço entre o painel de espelho e a bancada como um jardim seco.

O painel amplia o ambiente e o jardim seco torna a imagem refletiva mais interessante, gostei muito!

vidros na casa cor são paulo 2016

Olha eu ali na foto! rss

 

“Galeria Grassi” por Fabio Morozini:

Um ítem de decoração que me chamou muito a atenção na mostra foi esse biombo metálico todo vazado e com peças de espelho bronze colocadas em alguns pontos estratégicos trazendo um efeito de opacidade/reflexão, e diminuindo a área de transparência. Uma peça muito equilibrada e charmosíssima!

vidros na casa cor são paulo 2016

 

“Loja da construção” por Gerson Dutra e Ana Salama:

Gente, eu enxergo vidro em tudo, e quando estive lá foi para registrar todos os vidros utilizados, então eu não acreditei quando achei o vidro com essa utilidade.

Esfreguei os olhos, mas era exatamente o que eu estava enxergando: O acabamento lateral dos cobogós (essas peças serâmicas na cor verde) é em vidro incolor pintado na cor verde!! Excelente idéia para camuflar a lateral de peças que não têm um acabamento bonito.
casa cor são paulo 2016

“Bar do Terraço” por Gustavo Jansen:

Outra solução que vêm sendo muito utilizada e que vi na Casa Cor foi o guarda-corpo fixo com portas em vidro ou madeira que deixam o vão livre quando abertos!

IMG_0069

A solução permite uma excelente ventilação  e iluminação natural, além de integração entre interior e exterior. Para quem já havia visto essa mesma solução com portas em madeira é legal saber que também é possível fazer com vidro.

IMG_0072

Dica:

Para conseguir a maior abertura possível foi utilizada um sistema de envidraçamento de varanda, também conhecido como cortina de vidro, ou fechamento de sacada.

“Cozinha Essencial” por Marília Pellegrini:

Eu fui à loucura com essa cozinha! Mais futurista e atual impossível.


casa cor são paulo 2016

Todos os eletrodomésticos embutidos na marcenaria são de vidro branco, maravilhosos, com tela touch para comandos. casa cor são paulo 2016

Um detalhe que me chamou muita atenção e que apareceu em mais dois ambientes foi o fundo da bancada em uma tela especial que difunde a iluminação que está por trás dela.

Quando vi achei que fosse um vidro acidato com retroiluminação, e apesar de não ser, seria possível ter o efeito de iluminação com o vidro!

casa cor são paulo 2016

“Lounge do Barista” por Olegário de Sá e Gilberto Cioni:

Achei bastante interessante usar o espelho para “esconder” a estrutura trabalhando com a profundidade entre o final do pilar e o final do painel!

Arrematando com os corticeiras das janelas a solução ficou muito boa, e parece proposital para dar a profundidade atrás do painel. Palmas para os arquitetos!

casa cor são paulo 2016

“Hall e Biblioteca” por Roberto Cimino e Nelson Amorim:

Esse espaço mostrou criatividade com o uso desse painel central em vidro incolor temperado, com persiana embutida entre dois vidros, porém com as laterais abertas o que garante a limpeza e a facilidade no uso do sistema de recolher.

vidros na casa cor são paulo 2016

Abaixo um detalhe do espaçamento entre os vidros com a persiana de madeira embutida entre os dois.

vidros na casa cor são paulo 2016

“Espaço DECA” por Marina Linhares:

O ambiente da DECA contou com um vidro incolor de tamanho jumbo no chuveiro, com 4 metros de altura o vidro não tem emendas e o efeito é simplesmente lindo.

vidros na casa cor são paulo 2016

Olha onde o chuveiro fica em relação ao vidro… é muito alto!

 

“Experiência Ornare” por João Armentano:

Ao entrar no ambiente somos recebidos por esse espelho maravilhoso e sem divisões!

vidros na casa cor são paulo 2016

Mas o que eu mais gostei foi do closet! Na parte que divide o quarto do closet há dois painéis de vidro fixos, com vidros de refletivo na cor bronze, fixado por estrutura também na cor bronze.

IMG_0103

Os armários do closet têm portas em vidro incolor, tendência em closets e armários, deixando à mostra todo o interior. Destaque para as prateleiras que iluminam com LED a prateleira de baixo.
IMG_0104

A divisória entre o banheiro e o closet também é fixa, mas em vidro fumê, combinando com o vaso sanitário e o bidê. Já o box, também em vidro fixo, é incolor para não interferir na diferença de revestimento do piso.

casa cor são paulo 2016

Esse post ficou um pouco longo, mas espero que tenha matado a curiosidade e inspirado novas idéias!

 

Deixe uma resposta