Escadas em vidro

Escadas em vidro são sempre um destaque na arquitetura, com diversas possibilidades de modelos e acabamentos as escadas complementam perfeitamente um ambiente.

Contudo, com toda a versatilidade, muitas vezes é difícil imaginar todas as possibilidades que temos para escadas em vidro. Fiz uma pesquisa de escadas em vidro recentemente, para a inspiração de um projeto e vou compartilhar com vocês as que mais se destacaram!

Vou dividi-las entre bonitas e legais, porque para mim são qualidades diferentes que podem andar juntas ou não. As bonitas  – fácil de entender – são aquelas que enchem os olhos, já a as legais – mais subjetivas – são soluções interessantes mas que não são necessariamente as mais bonitas, ok?

Então vamos lá:

Escadas em vidro – As Bonitas

O primeiro exemplar de escada é para deixar todos de boca aberta, essa linda escada toda fabricada com vidro extra clear onde os degraus são temperados e multilaminados (três peças de vidro laminadas entre si) e o guarda corpo é um vidro laminado de 20mm no total e também é temperado.

Essa escada chama a atenção pela leveza e claridade que permite passar para todo o ambiente. Os degraus são fixados na alvenaria e no vidro através de peças de aço inox, nos vidros elas se apoiam em furos. A base do guarda corpo que encosta no piso recebeu um perfil de aço inox com 7 cm de altura.

O vidro do guarda corpo não é curvo, são duas partes que se encostam com um ângulo de 45º.

escadas em vidro

 

A escada abaixo é icônica! Ao bater o olho já sabemos que ela pertence a alguma loja da Apple. A Apple sempre tenta se superar e, inova também nos vidros sempre que alguma grande loja ou escritório é construído, um exemplo disso são as escadas em vidro. A Apple desenvolveu essa escada e todas as ferragens pertencentes à esse projeto para ter esse lindo resultado, foi necessário adaptar e desenvolver os sistemas tradicionais de beneficiamento de vidro para que essa escada fosse executada.

O centro da escada é composto por chapas de vidro curvadas em 1/4 de círculo, que sustentam todo o peso da estrutura de vidro e também fazem a proteção do vão como um guarda corpo. Já o guarda corpo que faz o fechamento externo é todo apoiado em si mesmo e nos degarus que são fixados no centro.

Uma belíssima solução que combina tecnologia, leveza e inovação.

escadas em vidro

A escada a seguir tem um conceito bem minimalista, os degraus em vidro multilaminado é fixado na parede e colado nessa parede de vidro com cola uv. Os patamares da escada seguem a mesma liguagem e são fixados nas paredes e piso intermediário. É um área do edifício reservada para as escadas e a transparência, onde a iluminação natural do último andar é espalhada por toda a escada.

Princes-Mews-W2-Glass-Stairs

A escada abaixo é um cubo de vidro, que se destaca da arquitetura da residência pela leveza e transparência.  A escada também permite que a luz seja difundida através dos vidros para os ambientes adjacentes. Os degraus e patamar são de vidro laminado acidato o que confere mais privacidade para quem sobe e desce.

As fixações dos degraus é feita por botões em aço inox e os vidros que fazem o fechamento da escada são fixados na laje.

escadas em vidroescadas em vidro

Abaixo uma imagem que detalha como é a fixação por botão entre os degraus e o guarda corpo em vidro, ela pode ter um apoio por degrau ou mais, tudo depende do modelo de botão e do design desejado.

escadas em vidro

Escadas em vidro – As Legais

A escada abaixo eu achei fantástica, nela a fixação é toda feita em vidro com vidro… Onde um grande painel em vidro recebeu faixas de vidros (coladas com cola UV), e nos intervalos entre essas faixas de vidros os degraus são apoiados (e colados com cola UV também, para evitar o desencaixe). A sensação é de uma escada onde os degraus são flutuantes.

Escadas em vidro

A próxima escada é muuuito legal, o efeito que ela tem é fantástico. Imagina uma escada que tinha tudo para ser normal e sem-graça, até que alguém resolveu fazê-la em vidro e o projeto se transformou! Nesta escada, os degraus e os espelhos dos degraus são multilaminados extra clear e fixados na alvenaria com apoio na lateral da peças.

escadas em vidroescadas em vidro

Essa escada se encaixa nas duas categorias, ela é linda e super legal! Quem trabalha com vidro vai concordar tenho certeza. Essa escada é toda estruturada em vidro sobre vidro e é travada no piso e no pavimento de cima. O seu formato cilíndrico a torna estruturalmente mais forte e suporta muito bem as cargas à que ela se submete no dia-a-dia.

Os degraus e patamar são fixados por botões em aço inox, da mesma maneira o corrimão é fixado no guarda corpo.

escadas em vidro

 

Abaixo temos o exemplo de escadas flutuantes com piso em vidro, o efeito é muito legal mas pode deixar algumas pessoas desconfortáveis na hora de subir.

Aqui peças de vidro multlaminado são encaixadas e chumbadas na alvenaria, e na uma estrutura metálica que também faz a fixação do guarda corpo em vidro. O resultado é uma escada leve que facilmente se encaixa em qualquer tipo de projeto.

escadas em vidroescadas em vidro

Essa escada também é de fácil execução e traz um efeito bem legal, de leveza e transparência de uma maneira bem clean. O vidro é fixado em um quadro metálico com pintura branca e esse quadro metálico é chumbado na alvenaria, uma solução simples que cria um visual moderno e traz iluminação natural para o ambiente abaixo da escada.

escadas em vidroescadas em vidro

E aí? Gostaram das escadas? Falei de vários tipos e soluções, acho que deu pra ter uma idéia do que é possível fazer.

E depois de muito pesquisar e pensar, a escada que desenhei é muito parecida com a escada abaixo, os degraus são em vidro extra clear pintado de branco laminado com extra clear e uma fita de LED foi pensada para iluminar os degraus e espelhos dos degraus.

escadas em vidro

Como eu não queria que a estrutura aparecesse, diferentemente da imagem, o espelho de cada degrau também é em vidro extraclear pintado de branco laminado com extra clear. Assim que pronta eu venho falar sobre a escada.

Espero que tenham gostado! Até a próxima!

Escritório de vidro!

Escritório com muito vidro!

Uma imobiliária na Cinha levou o vidro ao extremo em sua arquitetura… Esse escritório de vidro que tem paredes de espelho, divisórias em vidro de proteção e piso e teto em vidro incolor está no coração de Shangai e foi concebido pela AIM Architecture.

Escritório de vidro

Esse escritório na minha opinião é uma obra de arte, o projeto leva vidro em todos os ambientes de uma maneira bem clean e o resultado ficou lindo.

Escritório de vidro impactante…

Com ares futurista o hall de entrada do escritório merece destaque, ele é todo revestido em vidro extra clear pintado de branco com iluminação de LED embutida entre as peças, até as portas dos elevadores foram revestidas. O brilho e o acabamento do vidro são únicos e o aspecto final é impecável!

Escritório de vidro

Adorei essa solução porque ela mostra a versatilidade do vidro, ele não precisa ser aplicado somente em tampos e painéis, você pode ter uma parede toda ou até um ambiente inteiro com ele!

Escritório de vidro

E as vantagens são o brilho, a facilidade na limpeza (existe vidro antibacteriano que pode ser aplicado em consultórios, clínicas e hospitais!) e a infinidade de cores em que o vidro pode ser pintado.

Escritório de vidro

Se quiser ter uma idéia das possibilidades de cores, dá uma olhada nesse catálogo da Sayerlack.

Escritório de vidro transparente…

Os arquitetos foram muito feliz na escolha dos vidros. Além dos espelhos que revestem as paredes cegas do ambiente, o vidro incolor trouxe sensação de amplitude por ter sido aplicado no piso e no forro em todo o escritório.

Escritório de vidro

O vidro do forro e do piso são incolor, temperado e laminado o que une a estética e a segurança ao projeto conforme a norma! 😉 Não sabe as normas?? Clica aqui que eu resumi!

Escritório de vidro

Escritório de vidro refletindo…

Achei incrível essa solução para a sala de reuniões, o vidro é fixado no forro da sala deixando o vão livre do piso até 50cm de altura. O efeito é lindo, e o vidro é refletivo na cor champanhe (o aspecto mais transparente é devido à iluminação interna da sala) e temperado com 10mm de espessura.

Para acentuar o aspecto de leveza, a fixação do vidro cria um espaçamento entre o final do vidro e a laje, mantendo a linguagem de espaçamento entre piso e a divisória de vidro.

Escritório de vidro

O vidro tem um guarda corpo fixado nele para evitar que as pessoas trombem com o vidro já que não há sinalização, por questão estética.

Gosto de mostrar projetos que utilizam o vidro de proteção solar (refletivo) de maneira diferente, o aspecto do vidro traz uma diversidade de opções de uso como divisórias, tampos de mesa, painéis para esconder a Tv, entre outras muitas soluções…

Escritório de vidro

Escritório de vidro extra clear…

Já a sala que abriga uma maquete, o vidro é extra clear para garantir uma perfeita visualização da parte interna da divisória.
Escritório de vidro

O vidro que faz o papel de forro é fixado por spiders, também chamada de fixação tipo aranha. Para esse tipo de aplicação o vidro precisa ser laminado, para evitar que cacos se desprendam em caso de eventual quebra, e temperado por causa das furacões – vidros que têm furação são mais sucetíveis a quebra se não temperados.
Escritório de vidro

Gostou desse projeto? Eu também!!

Se quiser ver mais projetos inspiração é só dar uma olhadinha nos tópicos á direita e escolher. 😉

 

{Adega de vidro}

O vinho é cada vez mais apreciado pelo brasileiro, e o crescimento do hábito de tomar vinho reflete diretamente no projeto de novas residências.

Adega para vinhos é um ítem que aparece cada vez mais em residências, seja ela climatizada ou não o espaço dedicado ao vinho ganha destaque independente do tamanho ou forma.

Para definir como será a adega é necessário saber qual a relação das pessoas que vão residir no projeto com o vinho, isso influencia diretamente na disponibilidade de recursos e dimensionamento do espaço.

Adegas de vidro
Adega climatizada com vidro incolor temperado de 8mm

O vidro é um excelente material para fechamento de adegas porque permite expor o espaço e ao mesmo tempo isolá-lo, principalmente se a adega for climatizada.

Vou mostrar diversos tipos de adegas em vidro, desde salas até pequenos espaços que dão destaque aos vinhos com muito charme.

Salas de vinho:

Quase como um closet para vinhos, pode ter espaço para sentar e degustar as garrafas ou ser somente um espaço de armazenamento.

Abaixo a adega tem fixação dos vidros com perfil de alumínio fosco na parte superior e na parte inferior esse perfil está embutido no piso. O vidro é temperado de 10mm incolor, com porta de giro que permite uma melhor vedação dos vãos para que o ar gelado não escape.

adegas de vidro

A sala abaixo tem porta de correr em vidro incolor temperado 10mm já que a adega não é climatizada, esse tipo de porta deixa um pequeno vão aberto entre a folha fixa e a que corre (de 1cm) por onde o ar pode escapar aumentando o consumo de energia para gelar a sala.

adegas de vidro

O melhor tipo de porta, quando há climatização, é a que tenha o melhor sistema de vedação possível. Geralmente são as que tem caixilhos (esquadria) em volta, mas se quiser utilizar somente vidro, a porta pivotante (de girar) tem melhor vedação.

wine-roomadegas de vidroadegas de vidro

Há diversas maneiras de fixar o vidro, pode ser com perfil aparente, com perfil embutido ou mesmo uma esquadria. Tudo vai depender do aspecto que você deseja e possibilidades que o projeto permite.

adegas de vidroadegas de vidro

O ideal é fazer com vidro incolor para que seja possível enxergar o que há dentro do espaço mas é possível utilizar outros vidros como verde, cinza, bronze e além de customizações como vidro adesivado e laminação colorida.

adegas de vidroadegas de vidro

Para que o aspecto seja o mais limpo possível evite fazer bandeira em cima da porta, assim ela acompanha os outros vidros com a mesma linguagem.

adegas de vidroadegas de vidro

Adegas tipo armário:

Adegas geralmente climatizadas que são como armários para vinho, cabem em projetos que não tem muito espaço disponível, mas ainda destaca bastante o espaço dedicado ao vinho.

adegas de vidro adegas de vidro adegas de vidro

Eu gosto dessas soluções porque cabem em apartamentos que tenham uma sala ou cozinha espaçosa, ou mesmo um corredor espaçoso, podendo receber um armário para vinhos.

Essas imagens abaixo são de adegas tipo vitrine, onde todos os lados recebem vidros e podem ser utilizadas como divisão de ambientes.

Essas adegas também são feitas em vidro temperado incolor 10mm,  fixados na base e no topo. Se o pé direito fosse maior ou a largura do vidro maior, a espessura teria que ser maior para dar mais segurança.

adegas de vidroadegas de vidro adegas de vidroadegas de vidro

Além do vidro, a iluminação faz toda a diferença em um projeto de adega.

A imagem abaixo na direita, aproveitou um cantinho da cozinha para fazer a adega climatizada, o espaço é suficiente para as garrafas e para alguém entrar e sair.

adegas de vidroadegas de vidro

Essas duas adegas abaixo têm a mesma linguagem do ambiente em que elas estão e são separadas somente pelo vidro, é possível utilizar ferragens diferenciadas e tornar o projeto ainda mais exclusivo.

adegas de vidroadegas de vidro

Adegas para espaços reduzidos:

A gente sabe que os apartamentos vêm diminuindo de tamanho e fica difícil fazer uma adega sem perder muita área útil do apartamento. Mas essas idéias abaixo vão mostrar como é possível!

Uma idéia é fazer um cantinho onde uma peça de vidro segura as garrafas, basta que esse vidro seja temperado e com uma espessura suficiente para aguentar o peso – vai depender da altura e largura do vidro também. Esse vidro recebe furos redondos onde são encaixadas as bocas das garrafas, esse furo tem que ser um pouco maior que o diâmetro da boca da garrafa para dar certo. Outra coisa importante é a distância entre os furos, eles não podem ser muito próximos para não diminuir a resistência do vidro, e também não fica bonito muitas garrafas amontoadas.

adegas de vidroadegas de vidro

Essa adega abaixo tem a mesma idéia mas com um vidro acidato com iluminação no fundo para dar destaque ao painel de vidro.

adegas de vidro

A adega abaixo nos permite ver o lado oposto dessa solução, mostrando bem como as garrafas ficam encaixadas no vidro.

adegas de vidro

A solução a seguir também dá destaque ao vinho, sem ocupar muito espaço. É possível pensar em várias configurações para essa mesma idéia, tudo depende do espaço disponível. Se esse perfil que segura o vidro fosse embutido ficaria ainda mais bonito, e um vidro extra clear também faria muita diferença. Como são poucos pedaços de vidro temperado, é uma solução que ainda tem um custo-benefício excelente.

Esse vidro também poderia partir do piso até o teto, enfim a idéia pode ser adaptada para muitos projetos.
adegas de vidro

adegas de vidro

adegas de vidro

Também podemos explorar os cantinhos para colocar os vinhos, como nas imagens abaixo. Na esquerda uma adega com um tamanho muito bom ocupa o canto do barzinho, e do outro uma adega que aproveita um nicho na parede com prateleiras em vidro temperadas, encaixadas na diagonal.

                                                        adegas de vidroadegas de vidro

E aí? Deu vontade de ter uma adega em casa?