Tendência: Espelho no teto!

Não é recente a aplicação de espelho no teto, porém desde o final ano passado venho notando uma tendência maior na utilização de espelho no teto na decoração, acima de mesas de jantar, bancadas de cozinha e salas de estar.

Utilizar o espelho no teto, ajuda a aumentar a sensação de amplitude do ambiente, aumentando a sensação do pé direito e espalhando luminosidade pelo espaço, além de trazer sofisticação ao ambiente quando bem aplicado.

IMG_0664

Espelho no teto em qualquer ambiente.

O espelho no teto pode ser aplicado em qualquer ambiente, tudo vai depender da proposta e da preferência de cada um. Do banheiro à cozinha, vamos ver diversas aplicações e a melhor forma de fazê-las.

espelho no teto

O acabamento deve dialogar  e manter uma unidade com o restante da decoração, não destoando do resto do ambiente, o que pode trazer um efeito ruim para a decoração.

Abaixo o espelho ganhou uma moldura branca, bastante atual, o que combinou muito bem com o restante dos objetos e da decoração.

espelho no teto

O banheiro abaixo recebeu um grande painel de espelho no teto, com lapidação reta e “junta seca”, o acabamento ficou perfeito com as bordas do espelho ultrapassando o limite da sanca de gesso.

espelho no teto

Esse corredor recebeu o espelho em profundidade no gesso, ampliando e trazendo um detalhe sofisticado para o espaço. Esse tipo de aplicação permite um bom acabamento, com o espelho encaixado no recorte do gesso. Mas a qualidade do acabamento sempre vai depender de quão reto o acabamento do gesso está, já que o espelho amplia e destaca defeitos no gesso.

espelho no teto

A sala de estar abaixo recebeu um painel de espelho bronze, e cada peça de espelho tem bisotê de 1cm destacando os encontros entre as peças.

espelho no teto

Nessa imagem abaixo podemos ver como o espelho reflete a luz natural, espalhando pelo ambiente. Esse painel foi fixado em uma estrutura de vigotas em madeira, o que trouxe um ar mais rústico em contraponto com os móveis e decoração mais contemporânea.

espelho no teto

A solução de painel em espelho que tem continuidade no teto também é uma solução muito bonita e que tem sido bastante utilizada em mostras de decoração pelo Brasil à fora esse ano. Geralmente no espaço destinado à mesa de jantar, mas banheiros e lavabos ganham sensação de amplitude com essa solução.
espelho no teto

Já o espelho dessa sala de jantar, é encaixado em uma leve entrada no gesso, e foi dividido de um modo que ele parece ter uma moldura em espelho onde há luminárias fixadas. O espelho é na cor bronze, que deixa o espaço mais intimista.

espelho no teto

Abaixo foi utilizado um espelho fumê, fixado em um rebaixo com acabamento em madeira e luminárias foram distribuídas ao centro de cada peça de espelho.

espelho no teto

O painel a seguir parece mais uma escultura, por ter tantos detalhes e um efeito 3D devido aos volumes e assimetria. Esse tipo de painel é feito em madeira ou MDF, fixado no teto e revestido em espelhos. Transforma qualquer ambiente, não é mesmo?

espelho no teto

Espaços comerciais também podem ter espelho no teto!  O espaço abaixo recebeu iluminação embutida entre os dois vãos de espelho, uma solução que além de muito bonita é eficiente.espelho no teto espelho no teto

A divisão do painel em espelho pode seguir a mesma linguagem do piso, criando uma unidade na decoração. Tenho visto muitos pendentes junto com o espelho, e gosto da solução. Mas a iluminação pode ser indireta e embutia no gesso sem problema nenhum.

espelho no teto

E que tal o espelho bronze no teto desse quarto? Encaixado no rebaixo do gesso e com acabamento em alumínio na junção das peças!

espelho no teto

Outra maneira legal é ser criativo como a imagem abaixo que utilizou molduras de quadros de todos os tipos na cor dourada e ao invés de pinturas, espelho cristal com bisotê de 0,5cm. Que efeito interessante!

espelho no teto

Talvez a inspiração tenha vindo de tetos com espelhos emoldurados como o teto abaixo. Esse tipo de acabamento foi muito utilizado na França a mais de 80 anos atras, e complementar com espelhos dá um toque de modernidade!

espelho no teto

Dicas importantes!

1- O forro de gesso que for receber um painel de espelho deve ser estruturado para aguentar o peso do painel, o modo como o gesso é fixado na laje aguenta o peso do gesso mas pode não aguentar o peso do espelho e por isso é necessário estruturar para que aguente.

espelho no teto

2- Se o espelho for colado no gesso, o gesso não pode estar irregular. O gesso quando irregular faz com que o espelho fique com distorções perceptíveis na imagem refletida, o que não fica bonito! Na imagem abaixo podemos ver que os espelhos têm distorções.

espelho no teto

O espelho pode ser fixado de diversas maneiras, colado no gesso, ser fixado em estrutura de alumínio, ser encaixilhado… Tudo vai depender do tipo de acabamento desejados.

Escritório de vidro!

Escritório com muito vidro!

Uma imobiliária na Cinha levou o vidro ao extremo em sua arquitetura… Esse escritório de vidro que tem paredes de espelho, divisórias em vidro de proteção e piso e teto em vidro incolor está no coração de Shangai e foi concebido pela AIM Architecture.

Escritório de vidro

Esse escritório na minha opinião é uma obra de arte, o projeto leva vidro em todos os ambientes de uma maneira bem clean e o resultado ficou lindo.

Escritório de vidro impactante…

Com ares futurista o hall de entrada do escritório merece destaque, ele é todo revestido em vidro extra clear pintado de branco com iluminação de LED embutida entre as peças, até as portas dos elevadores foram revestidas. O brilho e o acabamento do vidro são únicos e o aspecto final é impecável!

Escritório de vidro

Adorei essa solução porque ela mostra a versatilidade do vidro, ele não precisa ser aplicado somente em tampos e painéis, você pode ter uma parede toda ou até um ambiente inteiro com ele!

Escritório de vidro

E as vantagens são o brilho, a facilidade na limpeza (existe vidro antibacteriano que pode ser aplicado em consultórios, clínicas e hospitais!) e a infinidade de cores em que o vidro pode ser pintado.

Escritório de vidro

Se quiser ter uma idéia das possibilidades de cores, dá uma olhada nesse catálogo da Sayerlack.

Escritório de vidro transparente…

Os arquitetos foram muito feliz na escolha dos vidros. Além dos espelhos que revestem as paredes cegas do ambiente, o vidro incolor trouxe sensação de amplitude por ter sido aplicado no piso e no forro em todo o escritório.

Escritório de vidro

O vidro do forro e do piso são incolor, temperado e laminado o que une a estética e a segurança ao projeto conforme a norma! 😉 Não sabe as normas?? Clica aqui que eu resumi!

Escritório de vidro

Escritório de vidro refletindo…

Achei incrível essa solução para a sala de reuniões, o vidro é fixado no forro da sala deixando o vão livre do piso até 50cm de altura. O efeito é lindo, e o vidro é refletivo na cor champanhe (o aspecto mais transparente é devido à iluminação interna da sala) e temperado com 10mm de espessura.

Para acentuar o aspecto de leveza, a fixação do vidro cria um espaçamento entre o final do vidro e a laje, mantendo a linguagem de espaçamento entre piso e a divisória de vidro.

Escritório de vidro

O vidro tem um guarda corpo fixado nele para evitar que as pessoas trombem com o vidro já que não há sinalização, por questão estética.

Gosto de mostrar projetos que utilizam o vidro de proteção solar (refletivo) de maneira diferente, o aspecto do vidro traz uma diversidade de opções de uso como divisórias, tampos de mesa, painéis para esconder a Tv, entre outras muitas soluções…

Escritório de vidro

Escritório de vidro extra clear…

Já a sala que abriga uma maquete, o vidro é extra clear para garantir uma perfeita visualização da parte interna da divisória.
Escritório de vidro

O vidro que faz o papel de forro é fixado por spiders, também chamada de fixação tipo aranha. Para esse tipo de aplicação o vidro precisa ser laminado, para evitar que cacos se desprendam em caso de eventual quebra, e temperado por causa das furacões – vidros que têm furação são mais sucetíveis a quebra se não temperados.
Escritório de vidro

Gostou desse projeto? Eu também!!

Se quiser ver mais projetos inspiração é só dar uma olhadinha nos tópicos á direita e escolher. 😉

 

Novidades sobre espelhos !

Estou sempre em busca de coisas novas para trazer para vocês e hoje vou falar sobre algumas novidades sobre espelhos!

A primeira novidade:

Descobri recentemente que existe uma maneira muito eficiente de desembaçar espelhos em banheiros após o banho. Talvez não seja novidade para todos, mas com certeza é algo que vale a pena falar!

Lá em casa acontece muito, tomo banho depois quero me arrumar e preciso ficar abanando ou passando a toalha no espelho para poder me maquiar, e o mesmo acontece com os homens que querem fazer a barba logo após o banho. Como resolver?

Novidades sobre espelhos

Existe um sistema que é colado na parede atrás do espelho, e age como o desembaçador de vidros do carro, ele é um eficiente adesivo em poliéster, super fino, e aquece o espelho à uma temperatura média de 35 graus que impede a condensação de água na superfície do espelho, desembaçando a área do espelho onde ele é aplicado.

Novidades sobre espelhos

Existem diversos sistemas no mercado, de diversas marcas e preços, mas a solução é a mesma: uma resistência que aquece o espelho a uma temperatura que não causa danos ao espelho, que tem baixo consumo de energia (depende do tamanho, mas no máximo 110w) e instalação simples e rápida.

Abaixo é possível ver que a espessura do sistema é bem pequena (entre 2 e 10mm), esse sistema também tem diversos tamanhos já que a área do espelho que é desembaçado é a mesma do desembaçador – isso evita um maior consumo de energia.

Novidades sobre espelhoNovidades sobre espelho

O sistema é fixado na parede através de adesivos próprios e o espelho é instalado por cima do desembaçador, conforme a imagem abaixo.

novidades sobre espelho

Para esse sistema é necessário prever um ponto de energia para alimentá-lo, e para ligar ou desligar você pode colocar um interruptor ou conectá-lo junto ao sistema de iluminação de espelho pra que sempre que você acenda o espelho desembace (e também te lembra de desligar depois do uso).

Segunda Novidade:

Lembra o post que fiz sobre vidros do futuro que já existem?! Então!! A marca italiana Stocco, já comercializa um espelho touchscreen que toca as músicas do seu MP3 player ou celular!

novidades sobre espelho

Especializada em banheiros luxuosos, a Stocco criou um espelho onde o canto inferior direito é sensível ao toque e permite controlar a música do ambiente (tem caixa de som e acessa rádios) além de mostrar as horas, ter um barômetro embutido (para saber as condições do tempo) E desembaçador automático que é ativado por um sensor de presença.

novidades sobre espelho

Esse espelho foi batizado de “Maitre” e é comercializado em dimensões de 90 cm até 2 metros de altura. Não é demais?

Terceira novidade:

A terceira e última novidade é para quem sempre buscou um espelho que pudesse ser temperável! Ele existe!!

A Pilkington tem um produto que se chama Mirropane Chrome, foi lançado em Julho desse ano e por enquanto só é comercializado na Itália e na França, esse espelho que permite a tempera sem danificar a espelhação!

novidades em espelho

E o que esse espelho tem de tão especial? É que ele não tem prata na sua composição, na verdade a sua fabricação é como a de um vidro de proteção solar (que pode ser temperado, laminado, curvo, serigrafado…), onde invés de prata, compostos de cromo  são utilizados na camada ultra refletiva.

Qual a vantagem disso? É que o vidro é mais fácil de processar, e a camada ultra relfetiva tem grande estabilidade e durabilidade (não se altera com o passar dos anos e não mancha como o espelho). Isso torna o Marropane Chrome temperável, laminável e curvável como os vidros de proteção solar.

novidades sobre espelhos

Esse espelho também é resistente à umidade e corrosão, o que o torna excelente para uso em áreas molhadas como saunas, chuveiros e piscinas. E por poder ser temperado ele recebe furações sem o risco de rachaduras que o espelho tem.

novidades sobre espelho

Espero que tenha gostado das novidades! Se quiser, ajude a divulgar nosso conteúdo nas redes sociais! Obrigada!

 

Casa Cor Rio 2015 e seus vidros!

A 25ª edição da Casa Cor Rio de Janeiro acontece até dia 04/10/2015 na Villa Aymoré, na Glória, em um conjunto de 10 casas, que faz parte da história da cidade.

A mostra conta com 42 ambientes com estilos supercontemporâneos, que misturam moradia e trabalho, com a participação de arquitetos como Lia Siqueira, André Piva, Gisele Taranto, Jairo de Sender, Marina Linhares entre outros.

O projeto da Gisele Taranto, o Lab LZ by GT chamou muito a minha atenção por usar no piso utilizando cacos de espelhos coberto por um vidro incolor.vidros casa cor

O piso recebeu uma estrutura metálica preta que recebeu no topo vidro temperado e laminado incolor, no vão criado pela estrutura metálica muitos cacos de espelho foram distribuídos e o efeito foi surpreendente, o resultado desafia os sentidos já que parece que estamos pisando em cacos.

vidros casa corvidros casa corvidros casa cor

O Living da Praia de Paola Ribeiro tem um recuo na parede azul para a bancada, revestido nas laterais por madeira e por um painel de espelho no fundo e na direita podemos ver a Tv escondida atras do painel.

vidros casa cor

A Sala de Estar Bela Arte de Ricardo Melo e Rodrigo Passos também usa um painel de espelho bastante interessante, dividido em várias peças verticais.

vidros casa cor

O “Apartamento do Jovem de 50 anos” de Caco Borges também utilizou o espelho como fundo da bancada da pia, ampliando o ambiente.
vidros casa cor

Sala por Billy Talbot e Cecília Teixeira com fundo da bancada revestido em espelho, destacando a iluminação e ampliando o ambiente.

vidros casa cor

Apesar dos muitos ambientes e de um ser mais interessante que o outro, esses foram os que chamaram minha atenção pelo uso do vidro!

Fotos retiradas do site da Casa Cor.

Solução em vidro para espaços pequenos

Quando o espaço do projeto é reduzido, a funcionalidade dos cômodos tem que ser pensada sem abrir mão do conforto. Também é necessário pensar na amplitude utilizando artifícios desde a concepção do projeto inicial, no projeto e detalhamento da marcenaria sob medida,  e no mobiliário complementar.

O projeto do Hiperstudio utilizou o vidro e a marcenaria para agregar conectividade aos ambientes,  a criação de um grande armário central com porta de vidro deslizante que serve como ponto de integração entre o estar e a cozinha.

espaços pequenos

espaços pequenos

Versátil, o móvel pode funcionar como adega e cristaleira, conforme o uso. A porta é de vidro pintado e temperado na cor branca (vidro extra-clear para tirar a tonalidade verde do vidro incolor).

espaços pequenos                    espaços pequenos

Além do estar e cozinha, um dos banheiros ganhou uma solução bastante interessante: box em vidro refletivo.

espaços pequenos

O vidro refletivo funciona como um espelho, ampliando o ambiente e refletindo a luz o que deixa o ambiente ainda mais iluminado.

Nesse banheiro foi utilizado o vidro refletivo prata, temperado de 8mm, o sistema de roldanas aparentes do box é da Rollit (falei sobre isso aqui).