Cozinha em vidro!

Que tal uma cozinha em vidro? Pois é, uma tendência que tem tudo pra dominar o mercado são os eletrodomésticos em vidro! Estive em Março na ExpoRevestir em São Paulo, uma feira que mostra tendências de revestimentos e alguns ítens de decoração como eletrodomésticos, e vi que marcas renomadas estão trazendo diversos eletrodomésticos com revestimento em vidro!

Você está imaginando aquele cooktop em vidro certo? Pois saiba que o vidro vai além, e prova ser um grande aliado na facilidade da limpeza e costumização (já que é possível pintá-lo de várias cores).

Cozinha em vidro da Brastemp

A cozinha abaixo é toda da Brastemp e traz os eletrodomésticos em vidro branco! É um projeto de Pedro Mendes da Rocha (filho de Paulo Mendes da Rocha), em um ambiente conceitual inspirado pelos elementos da linha Vitreous da Brastemp, o vidro, o branco e a leveza!

cozinha em vidro

Para combinar com os eletrodomésticos, Pedro Mendes da Rocha utilizou no piso vidro branco em grandes peças quadradas e nas bancadas vidro branco compondo todo o ambiente com a mesma linguagem!

cozinhas em vidro

E quando eu digo eletrodomésticos, eu quero dizer os básicos que compõem uma cozinha, como geladeira, forno, microondas, máquina de lavar louça, coifa…

cozinhas em vidro

Abaixo a geladeira toda revestida em vidro branco, com comandos na tela sensível ao toque.

cozinha em vidro

A esquerda o microondas de embutir e a direita o forno de embutir. Ambos com a mesma linguagem tornando a linha complementar.

cozinha em vidroMicro-ondas-de-Embutir-Brastemp-Vitreous

Abaixo os dois tipos de coifa da linha, um de teto e outro de parede.

 cozinha em vidrocozinha em vidro

A maquina de lavar louça me encantou, super minimalista e também revestida em vidro branco, a máquina de embutir combina com qualquer tipo de cozinha.

cozinha em vidro

Mas também tem cooktop! Rsss…

Cooktops geralmente são em vidro, mas estamos acostumados a vê-los sempre na cor preta, certo? Mas olha esses cooktops da mesma linha Vitreous da Brastemp.

cozinha em vidroScreen Shot 2015-12-14 at 11.44.13 AM

A linha Brastemp é toda branca, mas se você prefere algo mais colorido a linha Vitra da Tramontina mostrou na Revestir 2015 alguns itens de sua nova coleção que também tem uso de vidro colorido.

Abaixo os cooktops na cor branca e vermelha, mas sei que há também na cor azul escuro e preto.

big94708271PDM001B Z01425582133

Outros elementos

As cubas em vidro colorido, também da Tramontina, trazem charme e praticidade para o dia-a-dia, elas estão disponíveis com composições variadas de cubas e também de cores. Abaixo a preta e a branca.

cozinha em vidro cozinha em vidro

A Eletromec tem uma grande variedade de coifas e depuradores com acabamento em vidro que também complementam nossa cozinha de vidro!

cozinha em vidro cozinha em vidro

Elas também tem três cores diferentes, preto, vermelho e branco:

15_2_g

 

Além dos eletrodomésticos…

A Cinex também apresenta lindas cozinhas com armários e bancadas em vidro, com acabamento brilhante ou fosco as composições deixam qualquer pessoa doida para ter uma cozinha deles em casa!

cozinha em vidro

As cozinhas geralmente têm a bancada em vidro colorido com acabamento fosco para dar mais aderência aos objetos.

cozinha em vidro

A mistura entre os vidros foscos e brilhantes fica muito interessante.

cozinha em vidrocozinha em vidro

Gostou da nossa cozinha de vidro? Até a próxima.

 

Vidro e sustentabilidade!

Você sabia que vidro e sustentabilidade tem tudo a ver? Apesar de não ser biodegradável, o vidro é 100% reciclável, isso quer dizer que o vidro pode ser reciclado infinitamente sem perder qualidade ou pureza no processo. Ou seja, 1kg de vidro se torna 1kg de vidro igual ao anterior sem poluição par ao meio ambiente. Isso não é lindo?

vidro e sustentabilidade

Aliás, como já falei nesse post, toda a fabricação de novos vidros leva cacos de vidro porque isso ajuda a reduzir a temperatura necessária para fundir a massa, economizando a quantidade de energia e água gastas no processo e diminui a retirada de matéria prima da natureza.

A energia utilizada para a fusão do vidro no processo produtivo é proveniente do gás natural, por ser uma matriz energética menos poluente.

O Brasil produz em média 900 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, deste total ¼ da matéria prima é proveniente de matéria reciclada em forma de caco. A cada 10% de caco de vidro utilizado na mistura, economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e reduz 9,5% do consumo de água.

Vidros planos são ainda mais sustentáveis

Vidros planos utilizados na construção civil são ainda mais sustentáveis e vou te dizer porque! Quantas vezes você já trocou os vidros da sua casa? E no seu trabalho, quantas vezes o vidro foi substituído por outro?

vidro e sustentabilidae

Só trocamos um vidro em caso de quebra ou em caso de reforma, mas sabemos que isso são coisas que acontecem com baixíssima freqüência (na normalidade). A durabilidade do vidro também faz dele um produto sustentável!

Não há informações sobre a vida útil dos vidros nas construções, mas como o vidro não se deteriora, enquanto estiver inteiro ele permanece na construção, aqui no meu prédio o vidro é mais velho que eu e deve ter pelo menos uns 40 anos. Pasmem!

Economia de energia

O vidro quando bem aplicado na arquitetura, ilumina naturalmente o ambiente e diminui o gasto com iluminação artificial, economizando recursos naturais! E quando eu digo bem aplicado, quero dizer que construções que não tem acompanhamento de um arquiteto podem ter janelas menores do que o necessário para iluminar e ventilar o ambiente!

vidros e sustentabilidadevidros e sustentabilidade

Se o vidro for de proteção solar (falei sobre proteção solar aqui) melhor ainda, os vidros de proteção solar reduzem significativamente o calor do sol que entra nas construções e isso reduz também o uso do ar-condicionado, reduzindo o gasto de energia.

Isso é muito visível em grandes edifícios comercias que usam ar-condicionado o dia todo mas também é bastante significativo para residências com muito uso de ar-condicionado, utilizar vidro de proteção solar com um bom desempenho reduz o gasto com ar-condicionado em 30% ao ano. – O que isso quer dizer é que o vidro de proteção solar se paga com a economia que faz! Então pense bem na hora de escolher seu vidro, saiba os benefícios que ele vai te trazer e não pense só no custo, afinal o gasto com vidros é somente 3% da construção. 

vidros e sustentabilidadevidros e sustentabilidade

A Vivix

A Vivix é uma fabricante de vidros brasileira e merece ser destaca aqui pela preocupação que tem em relação à preocupação com a gestão ambiental. A fábrica utiliza em seu processo produtivo a tecnologia L.E.M.™ (Low Energy Melter™), inédita no Brasil, que permite uma maior eficiência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa, em comparação com a média mundial das indústrias de vidros planos.

vidros e sustentabilidade

Tirando o forno de fusão, as demais etapas do processo produtivo e iluminação geral da fábrica consomem energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como as oriundas de PCH´s e usinas de açúcar e álcool.

Os espelhos não eram reciclados pelas fábricas por causa da prata que não desprende do vidro, porém em uma palestra ontem a representante da Vivix disse que a mesma adotou um sistema de reciclagem de espelhos na fábrica em Pernambuco onde é possível fazer a reciclagem dos espelhos retirando quimicamente a prata do vidro. Ponto pra sustentabilidade!

Projetos

Podem ficar tranquilos ao colocar vidros em seus projetos, ele é um material sustentável e cheio de benefícios para o resultado final do ambiente!

Continuem criando e inovando com o vidro e agora com a consciência leve, sabendo que é um material eco-friendly. Está procurando idéias? Clique nas imagens abaixo e elas te levarão a postagens anteriores super interessantes!

vidros sustentáveisvidros e sustentabilidadevidros e sustentabilidadevidros e sustentabilidadevidros e sustentabilidadevidros e sustentabilidade

Espero que tenham gostado de saber dessa peculiaridade do vidro! Até a próxima!

Glas Italia, o design italiano…

 

Quando penso em tendência e design sempre penso na Italia, e com o vidro não é diferente. Milão recebe todos os anos a feira mais conceituada em design, o Salon del Mobile (Salão de móveis) e recebe também a Vitrum, uma feira voltada ao vidro, suas tendências e lançamentos, além de máquinas e equipamentos.

Um tempo atrás, pesquisando sobre o design e vidro eu encontrei a Glas Italia, uma empresa de Milão que conta com a colaboração de 35 designers para desenvolver suas linhas de objetos de decoração em vidro.

design italiano

Eles trabalham o vidro de todas as maneiras que trabalhamos com eles no fechamento de vãos, mas conseguem transformá-los em objetos de decoração com uso no dia-a-dia.

Aliás só falar sobre o escritório que abriga a marca já vale um post todo!

design italiano

O edifício tem uma fachada dupla, onde a fachada de fora é de estrutura metálica e perfis de vidro autoportantes (farei um post falando sobre eles em breve), corte dele abaixo: design italiano

A segunda fachada é toda em vidro laminado incolor e entre as duas há um jardim.

design italiano

O interior tem paredes e divisórias em vidro e muitos móveis da marca, todos em vidro:

design italianodesign italiano design italianodesign italiano

São milhares de peças que concebidas e produzidas pela Glas Italia, e me adira o bom gosto e a diversidade de objetos, bem como a estrutura e qualidade de acabamento.

Cada objeto é pensado nos mínimos detalhes para que tudo seja harmonioso e para mim são quase obras de arte.

Explorando um pouco mais dos objetos, que tal essas prateleiras em vidro pintado branco, ou esses nichos com vidro laminado com PVB colorido para organizar a casa?

design italianodesign italiano

Abaixo uma mesa com vidros duplicados que dão muita personalidade e leveza ao ambiente. Ao lado a poltrona com estrutura em vidro incolor temperado 19mm, mas que com essas almofadas parece bastante confortável.

design italianodesign italiano

Abaixo, essas caixas são temperadas e laminadas com PVB colorido, o vidro de trás é craquelado (quebrado mesmo, mas o PVB segura os cacos no lugar) e recebe iluminação por dentro. E ao lado a mesa de centro toda colada com cola UV que se assemelha muito à uma colméia, em vidro fumê.

design italianodesign italiano

Abaixo o sofá da mesma coleção da poltrona acima, também todo em vidro temperado 19mm. E ao lado, um vidro que recebeu “meia” espelhação ficando com esse efeito de degradê e transparência – esse eu quero muiiiiiito.

design italianodesign italiano

Em seguida essas poltronas, que desafiam a fragilidade do vidro. Em vidro temperado também de 19mm essas poltronas aparentam leveza e trazem muita modernidade às formas retas e simples.

design italianodesign italiano

Esse banco em vidro de 19mm temperado e acidato abaixo também é um dos meus favoritos. Ao lado criados com efeito muito bonito criado pela laminação de dois vidros pintados, um laranja e um azul opaco.

design italianodesign italiano

A estante e as prateleiras abaixo também já entraram pra minha lista de queridinhos, a estante é toda em vidro verde temperado 15mm e as prateleiras tem o fundo em espelho.

design italianodesign italiano

Outra coisa que fico imaginando é um closet com várias peças dessa armário abaixo, imagina um do lado do outro em em cima uma prateleira única de madeira com iluminação para as roupas… as portas também podem ser em espelho.

design italiano

Eu adoro design e adoro vidro, já falei dessa marca antes aqui no blog e para mim essa fábrica de belezas em vidro está muito à frente de qualquer fábrica similiar.