O vidro temperado!

O que é o vidro temperado?

O vidro temperado é um vidro float comum tratado térmicamente que depois de pronto atinge um resistência 5 vezes maior do que ele tinha anteriormente, tanto na resistência mecânica como na resistência térmica.

o vidro temperado

Quais as vantagens do uso dele? Além de ser um vidro mais resistente, o vidro temperado quando quebra se parte em pedaços pequenos e menos cortantes que um vidro comum. Isso evita que ferimentos com esse vidro sejam maiores e fatais.

O vidro temperado por resistir à maiores mudanças de temperatura evita a queda por stress térmico (quando a temperatura ou o choque térmico são muito grandes e quebram o vidro) – por isso utilizamos o vidro temperado em box.

E como é feito esse tal vidro?

Primeiro o vidro comum é aquecido rapidamente até os 600°C dentro do forno de têmpera, e logo em seguida é resfriado rapidamente. Esse processo altera as moléculas do vidro tornando-o mais “duro”.

(Este vídeo mostra como é o processo de fabricação do vidro temperado)

E quando é que devo usar o vidro temperado?

De acordo com a NBR 7199 – norma que define os parâmetros de usos de vidros em edificações – o vidro temperado DEVE ser utilizado em:

 – Vidros com furações e/ou recortes

o vidro temperado

Vidros com furações são aqueles que recebem puxador, fechadura, mola, dobradiça, estrutura tipo spider, que precisam de recortes ou tudo junto.

– Vidros autoportantes

o vidro temperado

São vidros grandes que não tem estrutura de apoio, ou seja eles se apoiam neles mesmos. Então eles tem que ser mais fortes para aguentar seu próprio peso.

– Tampos de mesa

o vidro temperado

São vidros que precisam aguentar bastante peso em pontos específicos (pé da mesa), e por isso ele precisa ter maior resistência.

– Vidros para box

o vidro temperado

São vidros que geralmente tem furações e/ou recortes e que necessitam de maior resistência térmica por causa do choque térmico causado pela água quente e a temperatura do ambiente.

O vidro também é utilizado em portas, saunas, prateleiras, entre outros usos pelos mesmos motivos citados acima!

vidro temperao

vidro temperado

Peculiaridade!

Uma característica importante é que o vidro depois de temperado não pode receber mais cortes, furos ou recortes. Isso porque a tensão que a têmpera exerce no vidro é tão grande que ele se quebra se tentarmos fazer qualquer modificação nele.

Entretanto, o vidro temperado pode ser laminado, aumentando a segurança do vidro, porque ele fica mais resistente (5 vezes mais) e em caso de quebra ele fica preso ao intercalante da laminação.

(Este vídeo mostra um vidro laminado E temperado sendo quebrado)

Deixe uma resposta