Mesa de vidro , qual a espessura certa?

Mesa de vidro, qual a espessura certa? Muitas vezes queremos ou especificamos mesas que não tem tamanho padrão e são bastante difíceis de encontrar no mercado.

Então desenhamos o tamanho que queremos e pedimos para fabricar, mas como saber se a mesa de vidro que encomendamos à vidraçarias atende aos requisitos necessários de segurança para uso? Mesa de vidro

Diretrizes para mesa de vidro:

Primeiro definimos a dimensão necessária para o tampo da mesa – depende do uso, mas falarei sobre mesa de jantar. Antes de pensarmos no tamanho dela, precisamos nos atentar que em volta da mesa precisamos de espaço para circulação e por isso devemos deixar pelo menos uns 0,90m do final da mesa até a parede ou móvel – mas que o ideal é 1,20m.

Mesa de vidro
Planta ilustrativa

Com essa medida em mente devemos escolher o formato da mesa de acordo com o espaço disponível. Para ambientes mais estreitos o ideal é utilizar uma mesa retangular, que se adapta melhor ao espaço e acomoda mais pessoas. Mesas redondas e quadradas precisam de mais espaço para caber o mesmo número de pessoas que uma mesa retangular.               Mesa de vidro         Mesa de vidro

Abaixo algumas sugestões de tamanhos de mesa dependendo do número de pessoas. Mesa de vidro Utiliza-se muito, como forma de aproveitar melhor o espaço, a mesa encostada na parede e com isso conseguimos sentar 5 pessoas à mesa ao invés de 4.Mesa de vidro Para isso precisamos dimensionar a mesa de forma que caibam as 5 pessoas. A pessoa que fica na ponta da mesa precisa de pelo menos mais 0,30m para caber, mas para caber confortavelmente o ideal é 0,45m.

Mesa de vidro Mesa de vidro

Ok. Então definimos o espaço que a mesa vai ocupar e a dimensão que essa mesa terá, agora vamos conferir a espessura necessária para o tampo da mesa: Mesa de vidro Essa tabela é baseada na norma de tampos de vidro – NBR 14488. Para tampos com no mínimo dois apoios (pés da mesa). Falando em pés de mesa, as opções são das mais variadas podendo ser em vidro, em metal, em madeira, pedra… entre outros materiais para que você escolha.

Mesa de vidroMesa de vidro

Mesa de vidro

Para a altura da mesa ser confortável também, o ideal é que tenha 0,75m de altura final em relação ao piso. Não esquecendo que entre o topo do assento da cadeira e a parte mais baixa do tampo (ou estrutura) tem que ter pelo menos 0,25m de distância. O desenho abaixo ilustra bem isso!
Mesa de vidro

Ele também mostra um espaço menor do que o indicado entre a borda da mesa e a parede (0,70m) mas isso seria apenas no caso de não ter mesmo espaço no ambiente, porque não fica confortável de passar com alguém sentado.

Depois de quase tudo escolhido, é bom saber também que há diferentes bordas para um tampo em vidro. Você pode optar por cantos retos ou não e também escolher o tipo lapidação de toda a lateral da mesa. Abaixo as opções existentes:

Mesa de vidro

Atualmente o que mais se utiliza para cantos são o reto e o tipo moeda, e na lapidação as mais especificadas são o tipo meia cana e o tipo bisotê (muito utilizado em espelhos também). Mas o tipo filete é o que eu mais gosto com o canto reto.

Mesa de vidroMesa de vidroMesa de vidro

Outro detalhe de grande importância é a cor do vidro, aqui a criatividade faz toda a diferença!  O vidro pode ser pintado na cor desejada, ou jateado, ou serigrafado com uma estampa desejada, pode ser até mesmo de espelho!

Mesa de vidroMesa de vidro Mesa de vidroMesa de vidroMesa de vidroMesa de vidro

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre tampos de vidro!

Deixe uma resposta