Guarda-corpo em vidro!

Sempre antes de escrever sobre um assunto, eu pesquiso na internet as informações ja disponíveis sobre ele e dessa vez me espantei com o que alguns sites disponibilizam sobre guarda-corpo.

Alguns sites indicam o vidro temperado como fechamento para guarda-corpo e isso está incorreto. Guarda corpo em vidro precisa ser laminado! A NBR 7199 que fala de guarda-corpo na construçnao civil exige que o vidro seja laminado. Porque em caso de quebra, os cacos ficam presos ao intercalante e o vão não se abre, garantindo a segurança dos usuários.

Se o vidro do guarda-corpo precisar ter furos para fixação, além de laminado ele também precisa ser temperado.

Guarda corpo em vidro: Tipo Torre

O guarda-corpo tipo torre é aquele que tem uma estrutura vertical (com estrutura horizintal ou não) que vai do piso ao topo do guarda-corpo e é responsável pela sustentação do vidro. Guarda-corpo em vidro

Aqui a distância entre as torres é de 90cm, o vidro é somente laminado com espessura total de 8mm.

Abaixo um exemplo de estrutura é horizontal e vertical, onde o vidro é preso por parafusos especiais. Por causa das furações necessárias para fixar o vidro na estrutura o vidro além de laminado tem que ser temperado, o que evita que o vidro trinque com a movimentação (quando alguém se apoia nele).

Guarda-corpo em vidro

Guarda corpo em vidro: Tipo pontalete

Pontalete é o tipo de fixação que sai do piso e apoia a parte de baixo do vidro. Apesar de ser fixado em apenas uma ponta do vidro esse sistema é seguro e atende a NBR 7199.

Guarda-corpo em vidro

O pontalete pode ser alto fixando dois vidros juntos ou como os abaixo, que apoiam um vidro de cada vez:

Guarda-corpo em vidro

Guarda-corpo em vidro

Quando for utilizar esse tipo de fixação em escadas, é bom lembrar que o pontalete é fixado no patamar do degrau então é preciso saber quantos cm ele utiliza e acrescentar a área mínima para a circulação. Se não você acaba perdendo uns 7cm de circulação.

Porém quando os lances de escada tem pouca distância entre eles, o ideal é utilizar uma fixação de patamar porque qualquer fixação na lateral do patamar vai ficar muito justa ou nem vai caber.

Guarda-corpo em vidro

Guarda corpo em vidro: Tipo Botton

Bottons ou botões é o tipo de fixação feita na lateral do patamar, é uma das fixações que caiu no gosto dos arquitetos e consumidores finais por ter pouca interferência na decoração.

Também é um sistema seguro que atende à NBR 7199, apesar de parecer frágil o sistema aguenta firme, podendo até receber o corrimão se desejado.

Guarda-corpo em vidro

Há diversos tipos e tamanhos de botões, tudo depende da dimensão e espessura da peça de vidro além da aparência desejada.

Guarda-corpo em vidro

Quando for utilizar esse tipo de fixação em escadas, é preciso lembrar que ele vai na lateral do degrau (por fora), isso quer dizer que é preciso pensar que o sistema avança em torno de 5cm e ver se ele vai encontrar a laje de cima ou até mesmo o guarda-corpo de um segundo lance de escada. As imagens abaixo ilustram o encontro do vidro com a laje superior:

Guarda-corpo em vidro Guarda-corpo em vidro Guarda-corpo em vidro

Abaixo um encontro em o guarda-corpo de dois lances de escada:

Guarda-corpo em vidro

Por isso a importância de definir o tipo de guarda-corpo ainda em projeto, para que a solução seja pensada antes e as alterações sejam feitas enquanto há tempo.

O tipo botton também tem diversas versões:

Guarda-corpo em vidro

Guarda-corpo em vidro

Guarda corpo em vidro: Tipo embutido

Esse tipo de guarda-corpo é fixado em um perfil U de aço ou alumínio ou então em um rasgo feito na alvenaria. O segundo é o mais utilizado em arquiteturas minimalistas e clean.

Guarda-corpo em vidro

A fixação com perfil U pode ser feita na lateral da laje ou em cima dela dependendo da estética desejada.

Para a fixação na laje, o rasgo deve ser feito durante a construção e não depois do piso pronto. O tamanho do rasgo depende da espessura do vidro e da profundidade necessária para fixá-lo.

Guarda-corpo em vidro

Tipo Spider:

É uma fixação menos utilizada mas tem um efeito muito legal. Como o sistema ocupa mais espaço, em torno de 20cm, fica melhor em ambientes amplos.

Guarda-corpo em vidro

Guarda-corpo do hotel Unique em São Paulo, que mais parece uma parede de vidro para cortar um pouco do vento.

Quer saber mais sobre as normas de vidro para construção? Acesse esse link!

7 comentários sobre “Guarda-corpo em vidro!

    1. Boa tarde Luiz,
      Qual a sua area de atuação? Eu não dou curso mas posso disponibilizar alguns materiais que tenho.
      Atenciosamente,
      Monise Carvalho

      1. Boa noite, sou serralheiro e estou tentando aprender a trabalhar com vidro tipo blindex se for possível disponibilizar algum material só tenho a agradecer.

Deixe uma resposta