Apple Store, fachada em vidro e design.

A Apple sempre nos surpreende com designs limpos e funcionais, criando objetos de desejo que revolucionaram o mercado faz algum tempo. E com o design das lojas isso não poderia ser diferente, a cultura da empresa é replicada em cada nova Apple Store aberta ao redor do mundo.

Apple always surprises us with clean and functional designs, creating objects of desire that revolutionized the market for some time now. And when it comes to the stores design, that could not be different, the company culture is replicated in each new Apple Store opened around the world.

fachada em vidro
Loja em Hangzhou, China, por Foster + Partners

O que pouca gente sabe, é que a Apple também adora utilizar vidro nas suas lojas, por todas as vantagens sustentáveis que já descrevi aqui e por permitir um design arrojado, atual e com grande resistência.

What few people know is that Apple also loves to use glass in all of their stores, for all the sustainable advantages that I have described here and for allowing a bold and current design, with great resistance.

Os arquitetos da Foster + Partners conceberam uma loja espetacular em Hangzhou, na China, com uma fachada em vidro belíssima. Na minha opinião uma das mais bonitas da empresa.

Foster + Partners Architects designed a spectacular store in Hangzhou, China, with a beautiful facade in glass. In my opinion one of the most beautiful of the company.

fachada em vidro

A fachada com vidros inteiros de 15 metros de altura (não temos essa dimensão no Brasil), e estrutura de fixação também em vidro permite uma visão completa do interior da loja. As peças de vidro, perpendiculares à fachada, fazem o travamento das folhas de vidro que compõem o paredão de vidro.

The facade with whole glass of 15 meters high, and mounting structure also in glass, allows a full view of the interior of the store. The glass pieces, perpendicular to the facade, hold in place the glass sheets that compose the glass wall.

Em dias mais ensolarados, há um sistema de persianas móveis que descem do teto, trazendo sombra e evitando o ofuscamento das telas dos aparelhos no interior da loja.

On sunny days , there is a mobile blinds system that comes down from the ceiling, bringing shade and avoiding the glare of devices screens inside the store.

fachada em vidro

Um outro destaque são as duas escadas que dão acesso ao mezanino, uma de cada lado, toda em vidro e com os degraus fixados por parafusos embutidos (na parede e no degrau).

Another highlight in this project are the two staircases that give access to the mezzanine, one on each side, made in glass that seems to float as the steps are hold in place by embedded bolts.

Fachada em vidro escada em vidro

A escada parece flutuar, dada a leveza e o menor uso possível de ferragens.

The staircase seems to float, given the lightness and the lowest possible use of hardware.

escada em vidro fachada em vidro

O guarda corpo da escada também foi feito com uma única peça de vidro (não tem divisões), e é fixado no piso nas extremidades e fixado nos degraus. Eu fico boba com o tamanho dos vidros que a China produz, pra vocês terem uma idéia a maior chapa de vidro que é produzida no Brasil tem 6 metros na sua maior largura.

The staircase railings are also made with a single piece of glass (no divisions), and it is supported by the floor at the ends and on each step. I get amazed by the size of the glass pieces that China produces. So you can understand, glass pieces that are produced in Brazil are 6 meters at its widest end.

fachada em vidro escada em vidro

Aliás as escadas de vidro das lojas são um espetáculo por si só, a Apple desenvolveu um sistema exclusivo para que as escadas tenham o mínimo de ferragens possíveis, destacando o vidro e a leveza dos projetos.

In fact the glass staircases at Apple Stores are a sight in itself, Apple has developed a unique system so the staircases have the least possible hardware, emphasizing the glass and the lightness of the projects.

escada em vidro

O guarda corpo do mezanino, foi embutido no acabamento lateral da laje, e por não ter interferências ele amplia o ambiente.

The railing system ate the mezzanine, was built into the side of the slab, and having no interference it magnifies the environment.

fachada em vidro

 

Adoro projetos assim, que parecem simples mas que têm muita tecnologia envolvida. E vocês?

Se quiser saber sobre as normas para fachadas em vidro acesse aqui!

I love projects like this, which seem simple but have a lot of technology involved. And how about you?

If you want to know more about glass facades click here !

2016 começou com tudo!

Olá!!

Estive de férias por um mês e voltei cheia de gás para retomar o blog e 2016 já começou com tudo! Espero trazer mais novidades, mais informação e muito mais idéias para vocês esse ano!

Hoje quero falar de algo que me deixou muito feliz, a revista O Vidro Plano entrou em contato comigo ano passado dizendo que estava fazendo uma matéria sobre guarda-corpo, que havia visto minha publicação aqui no blog sobre o assunto e que gostariam que eu respondesse umas perguntas.

Eis que o resultado saiu na revista desse mês com o meu nome citado em duas partes da matéria (dancinha feliz)!

2016

A revista de 2016.

A revista é da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de vidros planos) e por isso me sinto tão feliz, já que é referência em informação no setor vidreiro de todo o país.

Além da revista física ser distribuída em todo o país, a revista também pode ser vista online e não custa nadinha.

Fiz uma pequena aparição na reportagem Guarda-corpos: o que não falta são soluções, em que eu explico um pouquinho sobre a instalação de dois tipos de guarda-corpo já que há muitas dúvidas sobre como proceder com cada tipo de fixação.

2016

A matéria é bem informativa e explica o passo a passo sobre a instalação de guarda-corpos conforme o tipo escolhido, acho interessante inclusive para os colegas arquitetos que como eu fazem projetos executivos.

Quem quiser ver a matéria na íntegra é só clicar aqui e ir até a página 21, ou folhear a resvista para ver todas as matérias desse mês!

2016 guarda corpo

E se quiser saber mais sobre guarda-corpos, acessa aqui para ver a postagem completa que eu fiz com todos os tipos disponíveis no mercado e tipos de vidro a serem utilizados!

Que 2016 seja maravilhoso para todos nós, repleto de coisas boas!

Se gostar do que viu, compartilha! O botão está logo abaixo na esquerda! 😉

{ Pisos de vidro }

Se tem uma coisa que me traz uma excelente sensação em projetos é a iluminação natural, e pisos de vidro além de toda a sua beleza e leveza permitem que a iluminação natural se propague pelos cômodos e espaços do projeto.

Pisos de vidro:

pisos de vidro

Falei do projeto acima nesse post sobre iluminação natural zenital (do teto), mas ele é um ótimo exemplo de como o piso de vidro pode deixar a luz do ambiente superior passar para o ambiente inferior. Isso porque a Vertical Glass House (Xangai) tem uma abertura no teto, por onde a luz entra e essa luz é propagada pelos 3 andares por pisos de vidro!

O projeto abaixo é um triplex que fica na Romênia, ilustra perfeitamente a idéia da iluminação natural e de quebra é um belíssimo projeto em vidro incolor laminado com estrutura em aço inox.

O guarda-corpo da escada segue a mesma idéia de deixar a iluminação natural passar e uma mesma peça une o vão dos dois lances de escada. (Falei sobre guarda-corpo nesse post aqui)

Pisos de vidro Pisos de vidro

Segundo a norma da ABNT, a NBR 7199 todo piso de vidro DEVE ser laminado! Já que em uma eventual quebra o vão não se abre e os cacos de vidro ficam colados no intercalante, garantindo que nenhum usuário se machuque com esse vidro. (Sobre vidros laminados veja esse post!)

Pisos de vidro

Outra dica é temperar a lâmina de vidro que ficará por cima do conjunto, isso garante uma maior resistência à impactos caso alguém derrube algo pesado em cima do piso. (Sobre vidros temperado eu falei aqui)

Outros tipos de vidro:

E se você está pensando que o vidro incolor tira muito a privacidade, é possível utilizar um vidro acidato ou até mesmo um vidro impresso (apesar do nome, o vidro impresso é um vidro com desenhos em alto ou baixo relevo).

Pisos de vidro Pisos de vidro

A vantagem do vidro impresso é que você pode escolher um modelo anti-derrapante e ter ainda mais segurança na sua solução, principalmente se for perto de uma área molhada.

Especificando pisos de vidro:

Para dimensionar o piso de vidro, adota-se sempre normas internacionais já que no Brasil ainda não há normas específicas para essa aplicação e os parâmetros europeus são bastante elevados. Normalmente, a carga considerada é de pelo menos 500 kgf/m2 para essa definição são usadas as normas européias e alguns cálculos que obedecem a critérios estabelecidos pela ABNT.

living-da-academiapisos de vidro

Pisos de vidroPisos de vidro

Para facilitar o dia-a-dia, a Cebrace disponibiliza um programa online que faz o calculo da espessura do vidro conforme a dimensão da peça. Por esse link você entra na área de calculo de espessura e escolhe pisos de vidro! O programa é bem auto explicativo, basta colocar as dimensões da peça em metros e responder qual o uso e se terá peso concentrado, serão sugeridos 6 tipos de solução, se não aparecer nenhuma é porque a sua peça de vidro está muito grande e você precisa dividi-la.

sala-de-estar-com-piso-de-vidro-cobertura-triplex-em-tel-aviv-israel

O progama só calcula para pisos que têm os quatro lados apoiados, ou seja todo o perímetro do vidro tem que ter uma estrutura para se sustentar. Para vidros com dois ou três lados apoiados é necessário buscar alguém especializado para calcular.

O projeto acima mostra um piso de vidro onde as peças são apoiadas em duas extremidades (as laterais), o guarda corpo é apoiado na mesma estrutura do piso, porém os vidros não se tocam.

Já os projetos abaixo mostram peças de vidro apoiadas em seus quatro lados.

pisos de vidropisos de vidro

Pisos de vidro pisos de vidro

Pisos de vidro esportivos:

Outro piso de vidro muito legal que já comentei aqui no blog é o dessa quadra poliesportiva, o piso permite que iluminação de LED delimitem as linhas referentes a cada esporte. Os vidros utilizados nessa quadra são antiderrapantes, e a cor é definida de acordo com a base utilizada, e pode ser escolhida dentre diversas cores.

pisos de vidropisos de vidro

Por essa você não esperava não é mesmo?

Apesar de não estar em altura, o vidro também deve ser laminado, para evitar acidentes em caso de eventual quebra. Quer saber mais sobre essa quadra? Eu falei dela nesse post aqui, em vidros que iluminam o esporte.

pisos de vidro

Se quiser saber mais sobre as normas técnicas de vidro, eu fiz um resuminho fácil que você pode acessar por aqui!

[:]

5 dicas imperdíveis para projetos em vidro!

Eu, como arquiteta que trabalha com vidraçarias, sei das dificuldades no dia-a-dia de comunicação e entendimento entre as partes de projeto e execução.

São dois mundos muito diferentes, um bastante inventivo buscando sempre novidades e outro de pura execução que não gosta de fugir do tradicional (salvo exceções), e isso causa conflitos. Principalmente porque um não conhece direito o universo do outro!

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Então para melhorar esse relacionamento vou dar 5 dicas imperdíveis e algumas dicas especialmente para os vidraceiros, na esperança de que possamos evoluir os projetos cada vez mais, tanto tecnicamente quanto esteticamente e que essa troca de informações revolucione as soluções em vidro!

Dicas para projetos em vidro:

Dica 1: Pesquise as possibilidades do vidro!

O vidro é muito mais versátil do que imaginamos, e existem diversas maneiras de utilizá-lo tanto na arquitetura quanto na decoração. Comece a pensar sobre o assunto na concepção do projeto, isso vai permitir um amadurecimento da idéia em todas as etapas.

Já falei aqui sobre vidro na decoração, e outras dicas diferentes aqui. Na construção existe essa, essa e essa opção por exemplo.

dicas imperdíveis para projetos em vidrodicas imperdíveis para projetos em vidro   dicas imperdíveis para projetos em vidro dicas imperdíveis para projetos em vidro

Dica 2: Entenda as limitações do vidro.

Vidro é lindo, é maravilhoso… mas tem algumas limitações. Nós arquitetos, me incluo aqui, adoramos vidro sem emendas… aquele vidro grande e inteiriço de fora a fora! Bom, esse tipo de solução tem um limite máximo de dimensão.

As chapas de vidro que saem das fábricas têm tamanhos padrão – o que facilita a logística dos vidros – e por isso não é possível conseguir qualquer dimensão. O tamanho padrão de chapas que são vendidas pelas grandes fabricantes são:

Vidros incolor, verde, cinza e bronze (incluindo vidros de proteção solar):

  • 3,21×2,20m
  • 3,21×2,40m
  • 3,21×6,00m (chapa jumbo)
  • Existem outras dimensões de chapas, principalmente para vidros de decoração e espelho, porém é necessário consultar seu fornecedor para saber a disponibilidade dele, já que cada fabricante tem suas chapas padrão para esses produtos.

Mas isso não quer dizer que você pode especificar no seu projetos vidros com as dimensões da chapa, e vou te dizer porque: a chapa de vidro que vem das fábricas não tem lapidação nas suas laterais (lapidação é o acabamento na borda do vidro que deixa ele mais bonito e não cortante) e a lapidação é feita lixando a borda, ou seja a chapa perde em torno de 2mm em cada borda lapidada (4mm no total). – falei sobre tipos de lapidação aqui!dicas imperdíveis para projetos em vidro

Outra coisa importante e que poucas pessoas se lembram é que um vidro de grandes dimensões pode não chegar ao seu ambiente de destino por não passar por portas, portais, escadas, elevadores… Então lembre da logística para prever possíveis problemas.

Espelhos também entram na observação acima!

Espelhos são ainda mais difíceis pois as fábricas preferem produzi-los nas espessuras de 3mm, 4mm, 5mm e 6mm, porque são o de maior demanda. E como a dimensão do espelho deve ter uma espessura que seja compatível, muitas vezes é difícil encontrar o espelho especificado.

dicas imperdíveis para projetos em vidro

É possível fazer um espelho grande com uma espessura menor do que a necessária para um espelho colado? É, porém o instalador se arrisca, e o risco de quebra da peça no transporte e carregamento aumentam consideravelmente.

Dica 3: Inovar é elevar o preço do projeto.

Como eu disse na dica anterior, quanto mais dificuldades criamos mais o projeto encarece. O setor vidreiro carece de novas idéias e novas técnicas, ele é muito conservador e tem resistência a novas soluções.

Podemos notar isso quando falamos de ferragens para janelas e portas de vidro temperado, geralmente você encontra sempre o mesmo tipo apenas com variação de cor (é exatamente o mesmo a 20 anos).

dicas imperdíveis para projetos em vidro dicas imperdíveis para projetos em vidro

Então quem traz algo diferente se destaca, mas encontra dificuldades para realizar o projeto e muitas vezes resistência dos vidraceiros em executar um projeto arrojado.

Mas que isso não te desanime! Falei aqui sobre portas de vidro nesse post e mostro como é possível fugir do tradicional. Discuta o projeto desde o início com o seu vidraceiro de confiança, isso ajuda a diminuir as dificuldades. Peça para ele diferentes opções, vamos gerar um movimento à favor das inovações! Isso serve para todo tipo de projeto, seja porta, cobertura, parede de vidro…

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Dica 4: medição para execução.

Apesar de poder prever as dimensões dos vidros em projeto, só é possível ter as dimensões reais dele depois que a obra está praticamente pronta. Só devemos medir o vão do vidro depois que pisos, revestimentos, soleiras, gesso, e demais materias onde o vidro vai encostar estejam todos devidamente colocados.

Não é possível medir um piso ou parede que ainda está no osso e somar as espessuras dos acabamentos, porque nada fica perfeitamente reto, ou alinhado. O vidro para se encaixar precisamente necessita que tudo esteja no devido lugar, para que as medidas possam ser feitas e alinhamentos possam ser dimensionados também.

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Apenas se for embutir as ferragens e perfis é que é necessário que o vidraceiro vá ver a obra ainda no osso, para que possa alinhar com o mestre de obras a melhor maneira de executar os revestimentos bem como garantir a correta fixação do vidro.

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Dica 5: planta de detalhamento para vidros.

Essa dica fica para os arquitetos, ter uma planta de detalhamento para tudo que levar vidro é uma ótima maneira de garantir o total entendimento da sua intenção pelo vidraceiro.

Sei que ninguém nunca ensinou a fazer uma planta de vidro na faculdade, e é muito difícil encontrar escritórios que tenham esse tipo de detalhamento, mas facilita tanto na compreensão das suas idéias pelo vidraceiro quanto na sua compreensão dos detalhes de instalação do vidro, o que gera trocas de informações e evita erros desde o começo. 😉

Dica Bônus 6: Procure saber sobre as normas!

A NBR 7199 rege projetos, execução e aplicação de vidros em obras, e para cumpri-las é necessário saber mais sobre elas e o que é exigido. Sei que muitas vezes confiamos no especialista (nesse caso o vidraceiro) para nos informar sobre essas normas, porém não são todos que as seguem e muitos não tem problemas em burlar essas regras, por isso se informe sobre elas e coloque-as em seus projetos.

As normas garantem a segurança e durabilidade das soluções, então você e seu projeto só têm a ganhar com isso!

Eu fiz um resumo das normas técnicas de vidros e você pode acessar através desse link!

Dica Bônus 7: soluções para box de pequenas dimensões.

Outro problema que é necessário pensar bem, é quando o espaço para o box do banheiro é pequeno, o que acontece muito com os novos apartamentos que vemos por aí. Geralmente, esse tipo de box não permite colocar uma porta de abrir, porque toma um grande espaço dentro do box e o usuário precisa se espremer no cantinho para abrir a porta.

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Já vi algumas soluções onde o shaft de ventilação do banheiro (duto de ventilação) é utilizado para ganhar espaço para colocar porta de correr no box, é uma solução possível mas traz algumas particularidades como dificultar a limpeza da parede que fica atras do vidro e aumenta as chances de vazamento de água do box. (se quiser saber mais sobre a saga desse box, clique aqui)

Para casos assim, eu sugiro o box articulado, que permite uma passagem confortável e tem menor risco de vazamento.

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Dicas para vidraceiros:

Dica 1: Parceria com especificadores.

Desenvolver um trabalho diferenciado e sair do tradicional é muito interessante, porque se você atender bem ao especificador e amarrar bem o projeto, você nao tem concorrente!

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Além do mais, o especificador pode te trazer diversos clientes. Basta que você o atenda bem, solucione o projeto de maneira que o agrade e no tempo determinado para sair na frente da maioria dos seus concorrentes!

Não quer dizer que você deva fazer o impossível, mas apresente as soluções possíveis ao especificador e ao cliente dele. Discuta o projeto e traga soluções interessantes.

Dica 2: Atualize-se!

Busque sempre saber as tendências do seu mercado, frequente feiras do setor vidreiro e de decoração, palestras de fabricantes e fornecedores e busque novidades na internet (ou cadastra seu email no campo lá de cima à direita para receber as novidades aqui do blog!).

dicas imperdíveis para projetos em vidro
Box no stand da Casa Vogue na Revestir 2015

Isso fará com que você fique atualizado, tenha novas idéias para usar no dia-a-dia e consiga debater melhor os projetos que chegarem até a sua vidraçaria! Veja alguns projetos diferentes em vidro nesse post aqui!

Dica 2: Obras que se destacam, também te destacam!

Se a obra que você executou se destaca, se aparece em revistas e sites ou mesmo na vizinhança, seu trabalho também se destaca. Saiba aproveitar obras assim e faça delas propaganda para a sua vidraçaria.

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Tire foto da obra e coloque-as no seu site, coloque no seu material de divulgação… e tenha certeza que quem estiver em busca de um bom profissional para executar uma obra diferenciada, vai te procurar!

Dica 3: Leitura de projetos.

Tenha em sua empresa alguém com habilidade para ler uma planta ou projeto, isso é fundamental para receber projetos de especificadores e identificar maneiras de ajudá-los com o projeto e pensar na melhor solução para aquela obra. Nem que seja necessário que algum funcionário seu faça aulas para ler projetos, tenha alguém que faça isso!

dicas imperdíveis para projetos em vidro

Ajude os especificadores e dê atenção assim que receber o projeto, isso facilita para as duas partes, é uma maneira de ganhar sua confiança e de garantir que ele sempre te procure quando tiver obras e projetos.

Dica 4: Tenha ferrages e acessórios diferenciados!

Tenha opções diferentes das tradicionais para ferrages e ascessórios de vidro, os arquitetos não querem mais do mesmo eles querem algo diferenciado!

Ter opções bonitas e arrojadas te faz ser uma referência que os especificadores buscam quando precisam de projetos com design mais moderno.

Não sabe onde encontrar? Dê uma olhada nesses fornecedores:

Dica 5: Trabalhe sempre dentro das normas!

As normas existem para garantir a segurança e integridade das pessoas, e por isso você deve segui-las. A NBR 7199 fala sobre projetos execução e aplicação de vidros e você deve saber e aplicar essas normas no dia-a-dia pois você é o especialista no assunto, especificadores nem sempre sabem dessas normas e por isso cabe a você o dever de cumpri-las.

Espero que tenham gostado das dicas!! As dificuldades sempre vão existir, mas converse, tire dúvidas, estude as possibilidades junto com o especificador/vidraceiro, e se ainda assim não der certo, me procura! 😉

Nova fachada de vidro transforma casa de 40 anos!

O poder de uma fachada de vidro refletivo.

Fachada de vidro transforma casa de 40 anos de idade! A Craft Arquitectos solucionou a reforma de uma casa em Naucalpan, no México, com uma fachada dupla em vidro de proteção solar, mantendo a arquitetura original e ao mesmo tempo criando varandas protegidas dos olhares de fora do projeto.

Fachada de vidro transforma casa

Como a idéia era manter a arquitetura original da residência e fazer algumas mudanças para acomodar os novos moradores, o escritório optou por criar uma segunda fachada à frente da fachada original. Abaixo é possível ver a relação entre as duas fachadas.

Fachada de vidro transforma casa

Ao mesmo tempo a nova fachada precisava trazer mais privacidade aos moradores e fazer uma transição entre o privado e o público, já que nessa fachada há varandas que ficam de frente para uma avenida bastante movimentada e o vidro incolor foi utilizado amplamente na fachada original.

Fachada de vidro transforma casa

Abaixo uma ilustração de como a casa foi envelopada por outra fachada mas somente nas elevações que ficam de frente para a via já que fazem parte da fachada sul que recebe excesso de calor vindo do sol durante o verão, a parte posterior da fachada permaneceu da forma que sempre foi.

Fachada de vidro transforma casa

 

As vantagens de ter uma fachada em vidro refletivo vão além da privacidade já que esse tipo de vidro sempre traz em si a proteção solar e a redução da luminosidade, reduzindo significativamente o calor que vem de fora do edifício e o ofuscamento causado pela luz do sol (possibilitando não utilizar cortinas nas janelas). A foto abaixo mostra perfeitamente o quão agradável um ambiente fica sem o ofuscamento do sol, já que podemos ver a diferença entre o sol que passa pelo vidro e o que passa pelos vãos da fachada.

Fachada de vidro transforma casa Fachada de vidro transforma casa

A nova fachada de vidro foi contemplada com aberturas que permitem a circulação natural do vento sem comprometer a ventilação no interior do projeto, o vidro de proteção escolhido para essa fachada é um vidro laminado na cor bronze, a pele de vidro é fixada por uma estrutura metálica na cor chumbo.

Fachada de vidro transforma casa Fachada de vidro transforma casa

Fachada de vidro transforma casa Fachada de vidro transforma casa

No interior do projeto o vidro foi utilizado para contrabalancear com as novas vigas metálicas que as escadas e nova passarela receberam, elas dão acesso à cobertura que o projeto ganhou.

As escadas e rampa têm guarda corpo em vidro incolor laminado de 12mm, totalmente embutido no sistema e sem corrimão, dando leveza e trazendo modernidade ao interior da residência.

Fachada de vidro transforma casa Fachada de vidro transforma casa

O efeito final dessa residência é uma óbvia revitalização do espaço mantendo as características originais, mas a fachada envidraçada trouxe um ar moderno, além de ser extremamente funcional.

Fachada de vidro transforma casa

{ Vidros da sede da Xiaomi em São Paulo }

“O projeto para a sede da Xiaomi Brasil busca traduzir os valores e as caracteristicas da empresa através de seu escritório.” Arkiz Arquitetos

A Xiaomi a empresa que revolucionou o mercado de smartphones no mundo, chegou ao Brasil em Junho desse ano (2015) e eu como arquiteta curiosa queria saber como seria a sede da empresa chinesa em São Paulo, vou dividir o que achei com vocês.

O projeto da sede da Xiaomi em São Paulo exigia permeabilidade visual e integração entre os espaços, e com isso vemos que muito vidro foi utilizado no projeto.

Vidros da sede da Xiaomi em São Paulo

A copa recebe destaque com a cor laranja que é a cor da marca, e para separá-la do espaço de trabalho há um painel em vidro incolor temperado 10mm, que permite a integração dos espaços mas sem que a conversa e os aromas dos alimentos invadam o escritório.

Vidros da sede da Xiaomi em São Paulo

O painel de vidro tem três divisões já que seu tamanho é bem grande e é fixado por um perfil U na cor branca, que se funde com as paredes da copa.

Vidros da sede da Xiaomi em São Paulo

Essa sala recebeu portas de correr na cor branca com trilho embutido no teto e sem trilho na parte de baixo, as portas além de intregrar/separar os ambientes, também pode ser utilizada como quadro branco para recados ou mesmo reuniões.

Vidros da sede da Xiaomi em São Paulo Vidros da sede da Xiaomi em São Paulo

No corredor do andar superior vemos o guarda corpo em vidro laminado e temperado incolor fixado com botões, que integra os dois pavimentos sem ser um obstáculo visual.

Vidros da sede da Xiaomi em São Paulo

A sala de descanso (ou descompressão) recebeu portas de correr em alumínio natural fosco e vidro incolor canelado de 10mm, que permite a integração porém com privacidade.

Vidros da sede da Xiaomi em São Paulo

{ Envidraçamento de varanda }

O que você sabe sobre envidraçamento de varanda? Com o surgimento das varandas gourmets, logo veio a necessidade de um fechamento da varanda para podermos aproveitar o espaço mesmo com chuva e vento!

Muitos edifícios permitiram o fechamento com janelas de vidro temperado, mas diversos condomínios condenaram esse tipo de fechamento por alterar a fachada do prédio.

Com isso surgiu um envidraçamento que mudou esse conceito, conhecido por diversos nomes, o envidraçamento de varanda é uma solução que atende às necessidades dos moradores sem interferir – significativamente – com a estética da fachada!

4Esse tipo de fechamento de fachada tem várias nomenclaturas: cortina de vidro, envidraçamento de sacadas, kit sacada, e por aí vai.

Nomes à parte, o sistema é muito versátil e cada vez mais pessoas utilizam a solução para fechar suas varandas ou  mesmo espaços de lazer em casa. Além de prática, a cortina de vidro é de fácil manuseio e existem soluções com abertura e fechamento automático (nova no mercado).

envidracamento-de-sacadas-13

cortina-de-vidro-vidracaria-339282961071378

Por ser um sistema que corre em dois trilhos (superior e inferior) ele permite que 98% do vão fique livre quando aberto, proporcionando aberturas que nenhuma outra solução consegue.

Modelos_de_envidracamento_de_sacadas_4 envidracamento-de-sacada

E quando fechado, o sistema interfere pouco na fachada. Por isso muitos condomínios aceitam essa solução mas não aceitam outros tipos de fechamento, que descaracterizam a arquitetura.

01497_02

Outra vantagem muito importante desse sistema é poder utilizá-lo em fachadas curvas e recortadas, coisa que outros sistemas não permitem. Com ele você consegue uma boa vedação mesmo com curvaturas.

Fechamento_ou_envidracamento_de_sacadasfechamento-de-varanda-vila-velha-entrega-em-28_a32eb90f_3

Além da variedade de vidros (incolor, extra clear, verde, fumê, com proteção solar…), há também uma variedade de cores para os alumínios do conjunto. Abaixo estão as cores padrão do sistema, mas também é possível anodizar em outras cores inclusive imitando madeira.

cores
Preto                Branco         Bronze 1001           Fosco          Bronze 1003        Natural

 Abaixo alguns exemplos do uso do sistema em casas, na área de lazer. Na foto da esquerda o acabamento do alumínio é o branco e no da direita o acabamento é marrom para combinar com a madeira. Nesses casos o ideal é tentar embutir ao máximo o trilho de baixo para não virar um obstáculo.

Cortinas-de-Vidro-3c3-seeglas-techos

A espessura do vidro sempre está relacionada com a dimensão dele, e nesse caso também tem relação com a força que o vento vai exercer nele, mas o vidro deve ser temperado com no mínimo 8mm de espessura. Ele não precisa ser laminado (conforme normas) porque em sacadas ele fica atrás ou em cima do guarda corpo existente (que é laminado), mas seria bom que fosse evitando acidentes em caso de quebra.

envidracamento-de-sacadas-11

Desde janeiro do ano passado (2014) já está em vigor a norma que baliza as cortinas de vidro em relação a resistência ao manuseio, suportar as pressões de vento, uso obrigatório de vidros de segurança (laminado ou temperado), enfim tudo o que diz respeito à segurança e ao desempenho. E com isso foi possível notar que muitos fabricantes conseguiram melhorar seus produtos e até a tecnologia de seus fechamentos, inclusive automatizando o sistema.

Comfort-Space-System-Envidracamento-de-Sacada

Mas é importante sempre buscar soluções de empresas idôneas, e que garantam tanto o sistema como a instalação do mesmo. Sei que há muitas empresas no mercado, então uma dica é pedir indicação para algum vizinho ou amigo que colocou e está satisfeito.

Espero ter tirado algumas dúvidas, até a próxima.

 

{ Janelas para a alma … }

 

Olha quantas janelas para a alma da arquitetura desse projeto!

janelas para a alma

Este projeto situado em Clerkenwell – Londres, foi batizado de “Windows for the soul” (janelas para a alma) porque a reforma do antigo celeiro recebeu muito vidro nas fachas, teto e piso! O arquiteto manteve muito da antiga estrutura e contrapôs o novo e o antigo, onde paredes de tijolos se misturam com paredes e tetos de vidro.

janelas para a alma

A escada tem em sua volta no andar superior vidro laminado temperado 8mm, preso por botões. Em cima do guarda corpo na parte oposta à descida da escada, foi colocado um vidro que serve como bancada.

O telhado em vidro também é laminado incolor porém tem 12mm, ele é fixo, e junto com os janelões de vidro laminado (de acordo com as normas técnicas) trazem luz e integração em abundância para essa cozinha.

O piso em frente à escada também é em vidro laminado e temperado incolor de 12mm, e permite que toda essa iluminação seja projetada no andar de baixo e aproveitada pela biblioteca.

Na imagem abaixo podemos observar como a escada e o piso de vidro do pavimento superior trazem iluminação natural para a biblioteca.

janelas para a alma

Nas escadas ao invés de um guarda corpo de meia altura, foram utilizados dois painéis de vidro que vão do piso ao teto e fazem a proteção do vão.

janelas para a alma

A biblioteca também tem um piso de vidro por onde a luz da janela passa para iluminar o andar inferior. Nessa situação o vidro também precisa ser laminado de acordo com a NBR, a espessura sempre varia de acordo com a dimensão do vidro.

Oposta à cozinha, a sala de estar manteve a parede antiga mas com muito vidro para aproveitar a iluminação.

janelas para a alma

Abaixo a esquadria em aço escovado contrasta com os tijolos aparentes. A esquadria permite uma grande abertura do vão que integra a sala com o espaço de convívio externo. Nessa esquadria o vidro pode ser temperado que resiste mais que o vidro comum à pancadas acidentais. (Portas de vidro)

janelas para a alma

Os banheiros da casa também se destacam por utilizar muito espelho, com espelhos em paredes opostas que criam a constante repetição do espaço. Até mesmo as paredes do chuveiro são revestidas por espelhos.

janelas para a alma

No banheiro abaixo até mesmo teto é revestido por espelho, como essa residência é para aluguel de temporada, gostei muito da idéia. Pode ser cansativo para o dia-a-dia, mas muito legal para alugar por uma semana!

janelas para a alma janelas para a alma

O quarto abaixo fica ao lado da biblioteca e mostra como o piso de vidro fica sempre perto das janelas para que a luz desse pavimento chegue até o pavimento de baixo. Essa solução além de muito legal, ajuda a difundir luz natural e economiza em luz artificial!

janelas para a alma

Essa casa parece ser uma delícia para aproveitar um temporada em Londres, não acham?

Fotos por One Fine Stay.

Guarda-corpo em vidro!

Sempre antes de escrever sobre um assunto, eu pesquiso na internet as informações ja disponíveis sobre ele e dessa vez me espantei com o que alguns sites disponibilizam sobre guarda-corpo.

Alguns sites indicam o vidro temperado como fechamento para guarda-corpo e isso está incorreto. Guarda corpo em vidro precisa ser laminado! A NBR 7199 que fala de guarda-corpo na construçnao civil exige que o vidro seja laminado. Porque em caso de quebra, os cacos ficam presos ao intercalante e o vão não se abre, garantindo a segurança dos usuários.

Se o vidro do guarda-corpo precisar ter furos para fixação, além de laminado ele também precisa ser temperado.

Guarda corpo em vidro: Tipo Torre

O guarda-corpo tipo torre é aquele que tem uma estrutura vertical (com estrutura horizintal ou não) que vai do piso ao topo do guarda-corpo e é responsável pela sustentação do vidro. Guarda-corpo em vidro

Aqui a distância entre as torres é de 90cm, o vidro é somente laminado com espessura total de 8mm.

Abaixo um exemplo de estrutura é horizontal e vertical, onde o vidro é preso por parafusos especiais. Por causa das furações necessárias para fixar o vidro na estrutura o vidro além de laminado tem que ser temperado, o que evita que o vidro trinque com a movimentação (quando alguém se apoia nele).

Guarda-corpo em vidro

Guarda corpo em vidro: Tipo pontalete

Pontalete é o tipo de fixação que sai do piso e apoia a parte de baixo do vidro. Apesar de ser fixado em apenas uma ponta do vidro esse sistema é seguro e atende a NBR 7199.

Guarda-corpo em vidro

O pontalete pode ser alto fixando dois vidros juntos ou como os abaixo, que apoiam um vidro de cada vez:

Guarda-corpo em vidro

Guarda-corpo em vidro

Quando for utilizar esse tipo de fixação em escadas, é bom lembrar que o pontalete é fixado no patamar do degrau então é preciso saber quantos cm ele utiliza e acrescentar a área mínima para a circulação. Se não você acaba perdendo uns 7cm de circulação.

Porém quando os lances de escada tem pouca distância entre eles, o ideal é utilizar uma fixação de patamar porque qualquer fixação na lateral do patamar vai ficar muito justa ou nem vai caber.

Guarda-corpo em vidro

Guarda corpo em vidro: Tipo Botton

Bottons ou botões é o tipo de fixação feita na lateral do patamar, é uma das fixações que caiu no gosto dos arquitetos e consumidores finais por ter pouca interferência na decoração.

Também é um sistema seguro que atende à NBR 7199, apesar de parecer frágil o sistema aguenta firme, podendo até receber o corrimão se desejado.

Guarda-corpo em vidro

Há diversos tipos e tamanhos de botões, tudo depende da dimensão e espessura da peça de vidro além da aparência desejada.

Guarda-corpo em vidro

Quando for utilizar esse tipo de fixação em escadas, é preciso lembrar que ele vai na lateral do degrau (por fora), isso quer dizer que é preciso pensar que o sistema avança em torno de 5cm e ver se ele vai encontrar a laje de cima ou até mesmo o guarda-corpo de um segundo lance de escada. As imagens abaixo ilustram o encontro do vidro com a laje superior:

Guarda-corpo em vidro Guarda-corpo em vidro Guarda-corpo em vidro

Abaixo um encontro em o guarda-corpo de dois lances de escada:

Guarda-corpo em vidro

Por isso a importância de definir o tipo de guarda-corpo ainda em projeto, para que a solução seja pensada antes e as alterações sejam feitas enquanto há tempo.

O tipo botton também tem diversas versões:

Guarda-corpo em vidro

Guarda-corpo em vidro

Guarda corpo em vidro: Tipo embutido

Esse tipo de guarda-corpo é fixado em um perfil U de aço ou alumínio ou então em um rasgo feito na alvenaria. O segundo é o mais utilizado em arquiteturas minimalistas e clean.

Guarda-corpo em vidro

A fixação com perfil U pode ser feita na lateral da laje ou em cima dela dependendo da estética desejada.

Para a fixação na laje, o rasgo deve ser feito durante a construção e não depois do piso pronto. O tamanho do rasgo depende da espessura do vidro e da profundidade necessária para fixá-lo.

Guarda-corpo em vidro

Tipo Spider:

É uma fixação menos utilizada mas tem um efeito muito legal. Como o sistema ocupa mais espaço, em torno de 20cm, fica melhor em ambientes amplos.

Guarda-corpo em vidro

Guarda-corpo do hotel Unique em São Paulo, que mais parece uma parede de vidro para cortar um pouco do vento.

Quer saber mais sobre as normas de vidro para construção? Acesse esse link!

Normas técnicas de vidro na arquitetura

O que é?

É um resumo das normas técnicas de vidro na arquitetura, percebendo a dificuldade de achar as normas na internet para por em prática em projetos, construções, reformas e decoração eu resolvi fazer um resumo das normas para te ajudar!

O que eu fiz foi resumir a NBR 7199, a NBR 16259 e a NBR 14488 para facilitar a aplicação correta e segura de vidros na sua obra.

normas técnicas de vidro na arquitetura

Para quem é?

Para todos os interessados em utilizar vidros em seus projetos e construções de maneira segura e dentro das normas!

Quanto custa?

Nada!! Eu realmente só quero disseminar o uso correto e seguro do vidro, afinal o vidro é seguro desde que utilizado corretamente.

E como eu consigo?

Basta acessar esse link aqui e colocar o seu e-mail que eu envio para você! Simples né?

Porque eu fiz esse material?

Porque vejo muita gente oferecendo o errado e dizendo que é certo, o especificador e o consumidor final acabam comprando a solução sem saber que ela não é segura.

Vejo muuuuuito a utilização de vidro temperado com película, onde o vidro DEVERIA ser laminado. A norma não está aí a toa… testes foram realizados para dar a segurança necessária a cada tipo de utilização.

Existem dois tipos de películas no mercado, as decorativas e as de segurança, porém a ABNT/NBR 7199 atual não prevê a utilização de películas adesivas, nem mesmo a película de segurança que é adotada em outras partes do mundo para essa finalidade.

A película de segurança pode ser aprovada em um futuro breve, já que o assunto está em discussão como item adicional à norma 7199, que passa por um processo de revisão. Mas enquanto o seu uso não é testado e regulado, a película não substitui um vidro laminado.

Normas técnicas de vidro

Aos fornecedores e instaladores de vidro…

Vocês são os responsáveis por garantir que o vidro instalado esteja dentro das normas, nossos clientes acreditem e confiam em nós e por isso é nosso dever garantir a segurança deles.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conmetro”, então estejam atentos nós respondemos legalmente pela aplicação do vidro!

Alguns usam o recurso onde o cliente assina um documento dizendo que estava ciente que o vidro está fora das normas, mas isso não tem valor legal. Isso só prova que você sabia que estava fazendo o errado!

Aos clientes que querem economizar…

A sua segurança, a segurança da sua família e dos usuários dos espaços não tem preço, as normas existem para garantir o correto uso dos vidros, então não peçam ao seu vidraceiro que faça algo fora da norma. Colocar algo fora da norma pode ter um custo menor, mas e se algo der errado? Vale pagar menos por isso? Pense bem, ok!

E lembrando:

O vidro é seguro! Desde que aplicado corretamente. 😉

E box?

Se quer saber sobre box, acesse o nosso post sobre “Escolher corretamente o box do banheiro”!