Cozinha integrada!

Uma solução muito utilizada para ampliar ambientes, ótima principalmente para apartamentos de tamanhos reduzidos é a cozinha integrada!

Cozinha integradaCozinha integrada

Eu gosto muito deste tipo de solução, inclusive lá em casa é assim! E por isso tenho um probleminha, toda vez que vou fritar algo ou assar carne na frigideira, a casa toda fica com cheiro e a gordura se espalha pelo ar. (Tinha esse problema… resolvi!)

Por isso fui atrás de uma solução que me permitisse fechar o ambiente (pelo menos o fogão) sem perder a integração que a cozinha americana proporciona.

Quem recebe amigos em casa para jantar (e faz o jantar) sabe como é agradável cozinhar podendo participar do assunto e não ficar isolado na cozinha. =)

E uma solução excelente é o vidro! Você já sabia que eu iria dizer isso, mas sim o vidro permite uma barreira física mas não visual! Então você mantém a integração entre cozinha e sala!

Cozinha integrada

Você quase não vê, mas o vidro está ali criando uma barreira física contra a gordura que voa quando colocamos a carne na frigideira quente, ou fritamos algo.

Abaixo uma foto que realmente mostra esse vidro, que além de tudo é fácil de limpar!

Cozinha integrada
Vidro incolor temperado, a espessura depende do projeto. Neste foi utilizado 8mm.

E para que possamos conversar enquanto estamos na cozinha, a solução tem uma parte de vidro fixo mais próximo ao fogão e um vidro de correr que permite a abertura ou não do vão.

Cozinha integrada

Nessa vista interna, podemos ver que o trilho do vidro está embutido na alvenaria superior o que permite que a bancada fique livre.

Outra solução que me agrada é esse grande painel de correr, com trilho no teto, que permite abrir ou fechar mais a cozinha.

Cozinha integrada
Neste projeto o vidro é temperado de 10mm, mas a espessura varia dependendo do tamanho da peça de vidro.

E esse projeto abaixo, com cara de cozinha industrial (um charme) utilizou um vidro fixo somente na parte superior da banca, deixando a bancada completamente livre, e um vidro fixo abaixo da bancada.

O vidro fixo acima da bancada também serve como barreira para os vapores e gorduras quentes da cozinha, evitando que se espalhem muito. Já que o ar quente sobe e o ar frio desce, os vapores ficam mais pelo teto da cozinha.

Cozinha integrada
Aqui os vidros são temperados de 8mm

Nesse projeto eles poderiam ter utilizado o vidro funcionando como uma janela tipo guilhotina, assim poderiam deixar a berto e fechar quando necessário.

A janela tipo guilhotina é aquela que tem dois painéis que correm em trilhos paralelos para cima e para baixo, mas no caso poderia ter o vidro de cima fixo e o de baixo móvel.

Cozinha integradaCozinha integrada

Essa é uma janela guilhotina, só para não haver dúvidas!

6 comentários sobre “Cozinha integrada!

  1. Ola, como não tenho acesso a ABNT 14207, gostaria de saber qual o espaço minimo de acesso a parte interna do box?
    Pois contratei um serviço onde foi instalado uma porta de correr de 1000mm porém atras da bacanda da pia, me deixando apenas um espaço de 30cm para acessar o interior do box. Isso esta correto?
    Desde ja agradeço pela ajuda.
    Luiz Felipe.

    1. Olá Luiz Felipe!
      A norma 14207 da Abnt não contempla dimensões mínimas de espaço de circulação, apenas regula normas de segurança sobre o vidro, como instalação, espessura, dimensão máxima de folhas…
      Porém as normas de arquitetura definem a abertura mínima da porta, e diz que o mínimo o vão de passagem tem que ter 60cm. Já vi muitos projetos de pequenos apartamentos com portas menores, em torno de 50cm.
      A solução feita no seu box é cada vez mais comum em apartamentos onde o box é menor que o vão do banheiro, já me deparei com algumas dessas situações que nos fazem quebrar a cabeça para encontrar a maneira mais confortável de fazer o fechamento do box. Mas toda solução depende da situação do banheiro, eu não consigo analisar se a solução foi a melhor porque não sei como é a planta do seu banheiro, mas uma sugestão seria utilizar a porta articulada quando a porta de correr não deixa um vão confortável.
      Espero ter ajudado, se quiser me passar mais informações sobre o projeto envie para o meu email: contato@allaboutthatglass.com
      Atenciosamente,
      Monise Carvalho

  2. Vou dar minha opinião de pessoa já com filhos! Amo cozinha americana, acho linda por todos os motivos citados, mas acho que a cozinha americana ou fechada está relacionada ao estilo de vida dos moradores. Você precisa pensar em primeiro lugar:

    1. Te incomoda a sala da sua casa bagunçada?
    2. Você sabe que a cozinha será na verdade uma parte da sua sala?
    3. Você é uma pessoa que deixa sempre a cozinha organizada?
    4. Te incomoda entrar na cozinha e ver louça suja, louça no escorredor?
    5. No caso das pessoas com filhos, te incomoda saber que sempre (ou quase sempre) haverá sobre a pia um esterilizador imenso, latas de leite, mamadeiras, bicos, vasilhinhas de comida?

    Na minha casa, desistimos da cozinha integrada porque estes fatores nos incomodam. Muito.
    Tem dias que queremos deixar a louça toda escorrendo enquanto estamos no sofá vendo filme.
    Tem dias que queremos deixar a fritadeira ligada (e ela faz barulho) e fechar a porta da cozinha.

    É o nosso estilo. E acima de tudo, precisamos ser fieis ao nosso estilo de vida! Fica a dica! Nem tudo que é lindo em revistas de decoração funciona para todas as pessoas.

    Me incomoda a ideia de ter a pia quase dentro da minha sala de jantar. Mas este é o meu estilo. Por outro lado vejo amigos com cozinhas americanas e amo!

    A dica principal é analisar sempre antes de tomar qualquer decisão.

    1. Olá Daniela, eu como arquiteta concordo plenamente com você.
      Acredito que além da estética temos que pensar na praticidade, eu ainda não tenho filhos (quem sabe em breve) mas gosto de receber pessoas para comer em casa quando cozinho, e detesto ficar na cozinha perdendo as conversas que acontecem na sala, por isso optei por uma cozinha integrada. Porém, tomei alguns cuidados ao desenhar a integração já que muitas das suas observações também me preocupam (e tenho um virginiano com mania de organização em casa). O balcão que faz a divisa entre a minha sala e a minha cozinha tem 40cm a mais que a altura da pia, o que resolve muitos dos meus problemas (ver louça na pia ou no escorredor, ver a baguncinha que fica após cozinhar, evitar que alguém no balcão se queime com algo no fogo…) e as banquetas altas que coloquei (na sala) em frente ao balcão permitem que as pessoas sentem e conversem comigo enquanto preparo qualquer coisa. Também tenho um fechamento de vidro que me permite fechar o balcão quando preciso fritar algo ou usar algum eletrodoméstico que faça mais barulho, mas como você disse é questão de analisar as reais necessidades de cada projeto e solucioná-las da melhor forma.
      Gostei muito da sua opinião, sei que escrevo para diversas pessoas com diversas visões e ter a sua me permite ter um olhar mais amplo sobre os assuntos.

      Volte sempre! =)

  3. Boa noite,sou Leonardo Bandeira, resido no Rio de Janeiro e me interessei pela janela no modelo guilhotina, porém procurei diversos profissionais e empresas aqui no Rio mas não obtive sucesso, pois eles não entendem ou não sabem como funciona o mecanismo desse trabalho.
    Gostaria de saber se vocês que realizaram esse projeto ou sabem como funciona.

    Grato!

    1. Olá Leonardo, a janela guilhotina em questão é uma adaptação de janela TPD onde dois trilhos são colocados nas laterais da janela (ao invés de ser utilizado no topo). O vidro é levantado manualmente e fixado na altura definida por travas. É um sistema que poucos vidraceiros fazem, já que muitos não gostam de tentar novas opções.
      Procure um bom vidraceiro e mostre as fotos para ele, ele vai ver que se trata de um TPD e poderá fazer a solução.
      Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta