{Adega de vidro}

O vinho é cada vez mais apreciado pelo brasileiro, e o crescimento do hábito de tomar vinho reflete diretamente no projeto de novas residências.

Adega para vinhos é um ítem que aparece cada vez mais em residências, seja ela climatizada ou não o espaço dedicado ao vinho ganha destaque independente do tamanho ou forma.

Para definir como será a adega é necessário saber qual a relação das pessoas que vão residir no projeto com o vinho, isso influencia diretamente na disponibilidade de recursos e dimensionamento do espaço.

Adegas de vidro
Adega climatizada com vidro incolor temperado de 8mm

O vidro é um excelente material para fechamento de adegas porque permite expor o espaço e ao mesmo tempo isolá-lo, principalmente se a adega for climatizada.

Vou mostrar diversos tipos de adegas em vidro, desde salas até pequenos espaços que dão destaque aos vinhos com muito charme.

Salas de vinho:

Quase como um closet para vinhos, pode ter espaço para sentar e degustar as garrafas ou ser somente um espaço de armazenamento.

Abaixo a adega tem fixação dos vidros com perfil de alumínio fosco na parte superior e na parte inferior esse perfil está embutido no piso. O vidro é temperado de 10mm incolor, com porta de giro que permite uma melhor vedação dos vãos para que o ar gelado não escape.

adegas de vidro

A sala abaixo tem porta de correr em vidro incolor temperado 10mm já que a adega não é climatizada, esse tipo de porta deixa um pequeno vão aberto entre a folha fixa e a que corre (de 1cm) por onde o ar pode escapar aumentando o consumo de energia para gelar a sala.

adegas de vidro

O melhor tipo de porta, quando há climatização, é a que tenha o melhor sistema de vedação possível. Geralmente são as que tem caixilhos (esquadria) em volta, mas se quiser utilizar somente vidro, a porta pivotante (de girar) tem melhor vedação.

wine-roomadegas de vidroadegas de vidro

Há diversas maneiras de fixar o vidro, pode ser com perfil aparente, com perfil embutido ou mesmo uma esquadria. Tudo vai depender do aspecto que você deseja e possibilidades que o projeto permite.

adegas de vidroadegas de vidro

O ideal é fazer com vidro incolor para que seja possível enxergar o que há dentro do espaço mas é possível utilizar outros vidros como verde, cinza, bronze e além de customizações como vidro adesivado e laminação colorida.

adegas de vidroadegas de vidro

Para que o aspecto seja o mais limpo possível evite fazer bandeira em cima da porta, assim ela acompanha os outros vidros com a mesma linguagem.

adegas de vidroadegas de vidro

Adegas tipo armário:

Adegas geralmente climatizadas que são como armários para vinho, cabem em projetos que não tem muito espaço disponível, mas ainda destaca bastante o espaço dedicado ao vinho.

adegas de vidro adegas de vidro adegas de vidro

Eu gosto dessas soluções porque cabem em apartamentos que tenham uma sala ou cozinha espaçosa, ou mesmo um corredor espaçoso, podendo receber um armário para vinhos.

Essas imagens abaixo são de adegas tipo vitrine, onde todos os lados recebem vidros e podem ser utilizadas como divisão de ambientes.

Essas adegas também são feitas em vidro temperado incolor 10mm,  fixados na base e no topo. Se o pé direito fosse maior ou a largura do vidro maior, a espessura teria que ser maior para dar mais segurança.

adegas de vidroadegas de vidro adegas de vidroadegas de vidro

Além do vidro, a iluminação faz toda a diferença em um projeto de adega.

A imagem abaixo na direita, aproveitou um cantinho da cozinha para fazer a adega climatizada, o espaço é suficiente para as garrafas e para alguém entrar e sair.

adegas de vidroadegas de vidro

Essas duas adegas abaixo têm a mesma linguagem do ambiente em que elas estão e são separadas somente pelo vidro, é possível utilizar ferragens diferenciadas e tornar o projeto ainda mais exclusivo.

adegas de vidroadegas de vidro

Adegas para espaços reduzidos:

A gente sabe que os apartamentos vêm diminuindo de tamanho e fica difícil fazer uma adega sem perder muita área útil do apartamento. Mas essas idéias abaixo vão mostrar como é possível!

Uma idéia é fazer um cantinho onde uma peça de vidro segura as garrafas, basta que esse vidro seja temperado e com uma espessura suficiente para aguentar o peso – vai depender da altura e largura do vidro também. Esse vidro recebe furos redondos onde são encaixadas as bocas das garrafas, esse furo tem que ser um pouco maior que o diâmetro da boca da garrafa para dar certo. Outra coisa importante é a distância entre os furos, eles não podem ser muito próximos para não diminuir a resistência do vidro, e também não fica bonito muitas garrafas amontoadas.

adegas de vidroadegas de vidro

Essa adega abaixo tem a mesma idéia mas com um vidro acidato com iluminação no fundo para dar destaque ao painel de vidro.

adegas de vidro

A adega abaixo nos permite ver o lado oposto dessa solução, mostrando bem como as garrafas ficam encaixadas no vidro.

adegas de vidro

A solução a seguir também dá destaque ao vinho, sem ocupar muito espaço. É possível pensar em várias configurações para essa mesma idéia, tudo depende do espaço disponível. Se esse perfil que segura o vidro fosse embutido ficaria ainda mais bonito, e um vidro extra clear também faria muita diferença. Como são poucos pedaços de vidro temperado, é uma solução que ainda tem um custo-benefício excelente.

Esse vidro também poderia partir do piso até o teto, enfim a idéia pode ser adaptada para muitos projetos.
adegas de vidro

adegas de vidro

adegas de vidro

Também podemos explorar os cantinhos para colocar os vinhos, como nas imagens abaixo. Na esquerda uma adega com um tamanho muito bom ocupa o canto do barzinho, e do outro uma adega que aproveita um nicho na parede com prateleiras em vidro temperadas, encaixadas na diagonal.

                                                        adegas de vidroadegas de vidro

E aí? Deu vontade de ter uma adega em casa? 

Deixe uma resposta